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Londres equilibra suas receitas e despesas

2012
Jogos Olímpicos e Paraolímpicos têm patrocínio local de R$ 2,4 bi, e ingressos geram recorde de R$ 2,1 bi

DE SÃO PAULO

Os Jogos britânicos "empataram", aponta um relatório produzido pelo comitê organizador da Olimpíada-12.

Londres não repetiu Atenas, cujos gastos com a organização da edição de 2004 são hoje apontados como um dos componentes para a crise que castiga o país.

Foram levantados nos Jogos de 2012, graças majoritariamente a patrocínios e ingressos, US$ 3,8 bilhões (cerca de R$ 7,6 bilhões).

O dinheiro cobriu os gastos com a organização dos Jogos, segundo Paul Deighton, ex-executivo da sucursal inglesa do banco norte-americano de investimentos Goldman Sachs que serviu como CEO do comitê organizador.

O governo inglês dirigiu aproximadamente 9 bilhões de libras (R$ 29,6 bilhões) para erguer estruturas olímpicas e garantir a segurança.

"Desde o início, deixamos claro que nosso objetivo era o equilíbrio", disse Deighton.

Sua performance à frente do comitê organizador rendeu ao executivo posição no Ministério das Finanças, supervisionando a entrega de projetos de infraestrutura.

A organização dos Jogos de 2012 levantou cerca de 750 milhões de libras (R$ 2,4 bilhões) por meio de patrocínios com mais de 40 empresas, entre elas, a petrolífera BP, a British Airways e a BT, de telecomunicações.

Trata-se de uma soma aproximada do que Pequim recebeu e quase o quádruplo do gerado por Atenas-04, a última oportunidade em que os Jogos (de verão) aconteceram em terras europeias.

A renda gerada pela venda de ingressos atingiu a projeção recorde de 659 milhões de libras (aproximadamente R$ 2,1 bilhões) após as entradas terem praticamente esgotado para as disputas.

O recorde anterior havia sido registrado nos Jogos de Sydney-2000, quando o total atingido havia sido de US$ 551 milhões (R$ 1,1 bilhão).

O fato de terem sobrado ingressos irritou ingleses que não conseguiram bilhetes.

Porém o comitê organizador justifica que a maioria dos 300 mil ingressos encalhados se referem ao estágio inicial do torneio de futebol.

O comitê distribuiu milhares de ingressos a estudantes, militares e voluntários para cobrir espaços vazios que apareciam durante as transmissões na área reservada para mídia, atletas e cartolas no começo da Olimpíada.

"[Os Jogos] propiciaram a chance de renovar a área leste de Londres, maximizar oportunidades para o crescimento da economia. E encorajaram uma geração a optar pelo esporte", disse Hugh Robertson, ministro do Esporte.

O Departamento de Cultura, Mídia e Esportes informou que há planos para a criação de um legado de longo prazo ligado aos Jogos Olímpicos.


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