Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

COI suspende a Índia por ingerência do governo

OLIMPÍADA
País elege presidente de comitê, que não será reconhecido

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O COI (Comitê Olímpico Internacional) decidiu suspender a Índia por considerar que as próximas eleições do comitê olímpico do país estão sob ingerência do governo.

Com a suspensão, de duração indefinida, o país deixa de receber recursos do COI, e seus dirigentes estão proibidos de participar de reuniões e eventos da entidade.

Os atletas indianos não poderão participar de torneios olímpicos defendendo o país, mas poderão competir sob a bandeira olímpica.

No mês passado, o COI já havia manifestado preocupação com a possível ingerência governamental no processo eleitoral e acenou com uma possível suspensão se a situação não mudasse.

"Há mais de dois anos, o COI vem expressando suas mais intensas preocupações", afirmou comunicado divulgado pela entidade.

O Comitê Olímpico Indiano deve organizar hoje o pleito para definir o sucessor de Suresh Kalmadi, ex-presidente que há nove meses está preso condenado por corrupção nos Jogos da Comunidade Britânica de 2010, disputados em Nova Déli. Kalmadi permaneceu no comando da entidade por 16 anos.

O pleito estava marcado para o mês passado, mas foi adiado por causa da renúncia do presidente da comissão eleitoral, S. Y. Quraishi.

Na semana passada, os indianos anunciaram a nomeação de novos membros para a comissão. Como secretário-geral aparece Lalit Bhanot, sobre quem também pesam acusações de corrupção envolvendo os Jogos da Comunidade Britânica.

O COI já anunciou que não vai reconhecer o resultado do pleito que acontece hoje.

O ministro do Esporte da Índia, Jitendra Singh, classificou a suspensão do COI de "muito infeliz". "Só estou preocupado com os esportistas. Espero por detalhes."

Com uma população de mais de 1 bilhão, a Índia tem pouco peso no cenário esportivo, diferentemente da China, potência olímpica. Poucos indianos tentam vaga nos Jogos de Inverno de Sochi-14.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página