Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Vale a pena ver de novo

Principal boxeador da atualidade, Pacquiao revive tradição das rivalidades em série e enfrenta hoje o mesmo adversário pela 4ª vez

Steve Marcus/Reuters/Las Vegas Sun
Os boxeadores Manny Pacquiao, filipino, e Juan Manuel Marquez, mexicano, que se enfrentam pela 4ª vez em Las Vegas
Os boxeadores Manny Pacquiao, filipino, e Juan Manuel Marquez, mexicano, que se enfrentam pela 4ª vez em Las Vegas
EDUARDO OHATA DE SÃO PAULO

A principal estrela dos ringues, Manny "Pacman" Pacquiao, e Juan Manuel Marquez revivem nesta madrugada, em Las Vegas, uma tradição cada vez mais rara no boxe: a quadrilogia (série de quatro combates).

Nem nomes como Evander Holyfield, Riddick Bowe, Mike Tyson, "Sugar" Ray Leonard, Thomas Hearns, dupla que estará no hotel-cassino MGM Grand para assistir o combate hoje, justificaram a realização de uma série.

Pacquiao e Marquez já se enfrentaram três vezes. Em nenhuma delas o mexicano teve o seu braço levantado.

Oficialmente, foram duas vitórias do filipino e um empate. Porém especialistas afirmam que as decisões favoreceram Pacquiao, especialmente a vitória no último encontro, no ano passado.

"Não há dúvida na minha cabeça de que venci os últimos três combates", defende-se Marquez. "Gostaria que os jurados fossem mais objetivos. Mas não há muito o que posso fazer em relação a eles, não sou eu quem os escolhe."

Pacquiao também se sente desconfortável com a situação. "Quero apagar as dúvidas sobre as últimas três lutas. Há tanta gente que ainda pergunta se eu as ganhei que penso: 'Tem algo errado, tenho que fazer [enfrentá-lo] de novo'", reconhece Pacquiao.

Uma raridade hoje, as séries de lutas foram imortalizadas até mesmo no cinema, como no filme "Touro Indomável", no qual Robert De Niro interpreta Jake La Motta.

Uma das cenas mais impressionantes do filme reconstrói o sexto encontro entre o "Touro Indomável" e o rival "Sugar" Ray Robinson. La Motta é massacrado nas cordas, mas não pede "água".LaMotta deixou a série de cinco lutas com só uma vitória.

Anos depois, Robinson viveu uma quadrilogia com Gene Fullmer, com resultado bem diferente. Fullmer venceu dois combates, perdeu um e empatou um quarto.

Curiosamente, como se fosse parte dos genes da família, a mais recente quadrilogia foi protagonizada por um parente de Marquez, mas com bem menos destaque no boxe mundial.

Rafael, irmão de Juan Manuel, saiu com duas vitórias e duas derrotas de uma série com o compatriota Israel Vazquez, em uma rivalidade que se estendeu de 2007 a 2010.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página