Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Pato não tem lesão crônica, indica exame

CORINTHIANS
Análise feita por ex-fisiologista da seleção mostra que atacante sofre de desequilíbrio muscular

MARCEL RIZZO DE SÃO PAULO

Um exame feito pelo fisiologista Turíbio Leite de Barros, em julho, concluiu que o atacante Alexandre Pato, 23, não tem lesões crônicas nas pernas, o que demandaria tratamento prolongado, sem garantia de sucesso.

O jogador do Milan, que é alvo do Corinthians, vem sofrendo com lesões desde dezembro de 2009.

Neste ano, ele defendeu o clube italiano apenas em 13 oportunidades, e sua última partida foi em 21 de novembro. Em 4 de dezembro, foi sacado da equipe, que afirmou que o atleta sentia dores.

Na análise, o fisiologista, que atuou na seleção brasileira e no São Paulo, afirma que Pato tem um desequilíbrio muscular nas pernas.

Por questões éticas, o fisiologista não quis revelar detalhes do problema detectado. Segundo ele, o desequilíbrio causa lesões porque o atleta exige mais de uma das pernas para compensar a força inferior que tem na outra.

"Para o tratamento, é preciso um reforço muscular e até um reequilíbrio muscular em outras partes do grupo. Há também suplementos alimentares que ajudam nessa manutenção", disse Turíbio Leite, ressaltando que não se refere ao caso de Pato.

O empresário do atacante, Gilmar Veloz, minimizou a procura pelo fisiologista no meio do ano. "Turíbio fez uma manutenção muscular com o Pato. Temos de agradecer a várias pessoas e clubes nessa recuperação."

Foi a pedido do empresário que Pato foi examinado pelo fisiologista pouco antes de o jogador se apresentar à seleção brasileira para os Jogos de Londres, em julho.

O Corinthians só bateu o martelo na intenção de contratar o atacante depois que, no mês passado, teve acesso ao relatório médico. O Milan pede R$ 40 milhões.

O relatório, aliado ao aval dos departamentos médico e físico do Corinthians, colocou fim ao temor de que Pato não fosse saudável. Assim, o clube brasileiro acertou um contrato por quatro anos.

Restam detalhes burocráticos para que o anúncio seja feito, como o total de parcelas para efetuar o pagamento e o percentual dos direitos econômicos do atleta que ficará com cada clube.

"Pato quer jogar no Corinthians e confia na comissão técnica. Por isso está empolgado", afirmou o empresário. "Lesões são passado. Agora, é pensar em dar certo no Corinthians quando a negociação estiver confirmada."

A Folha apurou que Pato quer voltar ao Brasil principalmente porque o jogador considera ineficiente o tratamento dado para suas lesões na Itália. No Brasil, imagina que pode ser feito um trabalho a longo prazo que evite problemas em sequência.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página