Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Para resgatar prestígio, torneio de juniores muda e libera 'veteranos'

COPA SÃO PAULO
Idade máxima sobe para 20 anos, e times contam com atletas do profissional

DE SÃO PAULO

A Copa São Paulo de futebol júnior, tradicional torneio de base, inicia hoje a 44ª edição. Desta vez, com um número recorde de clubes -cem- e uma mudança em relação aos últimos três anos.

A organização aumentou a idade máxima para 20 anos, ao liberar jogadores nascidos em 1993. Nos últimos três anos, o limite era de 18 anos.

A alteração já tem aos menos um efeito: o perfil dos jogadores. Neste ano, há um número maior de "veteranos", com atletas que já jogaram o torneio outras vezes.

A mudança foi adotada para melhorar o nível técnico e fortalecer a disputa, justamente as principais críticas nos anos anteriores.

Dos grandes paulistas, o Santos é o recordista em número de "veteranos".

O time, que inicia hoje a briga pelo segundo título em Jaguariúna (a 260 km da capital) contra o Remo, terá sete estreantes. Os outros 18 atletas já jogaram o torneio. Completam seu grupo São Mateus-ES e Corinthians-AL.

Palmeiras, com 15 jogadores nessa situação, e São Paulo, com 13, vêm logo atrás no quesito experiência.

A equipe da Vila é a que terá mais jogadores já integrados ao profissional: sete.

O Palmeiras, que busca em Barueri (a 32 km da capital) seu primeiro título, tem cinco jogadores com passagem pelo profissional. A principal novidade é o técnico Narciso, que foi campeão com o Corinthians em 2012. Os rivais no grupo são Barueri, Sertãozinho e Confiança-SE.

Já o São Paulo, dono de três taças e que joga em São Carlos (a 231 km da capital), terá cinco campeões da Sul-Americana. O time tricolor terá São Carlos, União-MT e Guaicurus-MS como rivais.

EXCEÇÃO

O Corinthians, recordista com oito títulos, não terá nenhum atleta que tenha sido integrado ao time principal e tem apenas dois veteranos na competição: o meia Léo e o atacante Leandro.

O time está na sede em Araras (a 169 km de São Paulo) com União São João, XV de Piracicaba e Americano-MA.

"Optamos pela renovação, sabendo que rivais vão utilizar jogadores experientes. Só em campo vamos saber se o torneio ficou forte", declarou o técnico corintiano, Rodrigo Leitão. (RAFAEL VALENTE)

NA TV
Santos x Remo
16h ESPN Brasil e SporTV
São Paulo x União-MT
21h ESPN Brasil, Rede Vida e SporTV


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página