Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Pato 'passa' em biópsia, e clube sana dúvida

CORINTHIANS
Para médico que fez novo exame no atacante, treinos na Itália explicam sua série de contusões

LUCAS REIS DE SÃO PAULO

O Corinthians decifrou a série de lesões que nos últimos anos acometeu o atacante Alexandre Pato, 23, maior contratação da história do futebol brasileiro e que chegou ontem ao novo clube.

O jogador realizou uma biópsia muscular ontem pela manhã -um pedaço do músculo deltoide foi analisado pelo médico Beny Schmidt, professor-adjunto da Universidade Federal de São Paulo e chefe do Laboratório de Patologia Neuromuscular da disciplina de neurologia.

"Pato está liberado. A biópsia não apontou nenhum problema, apenas alterações mínimas e sem importância perto do fato de que ele está liberado para jogar", disse o especialista, que examinou o jogador a pedido de Joaquim Grava, médico do clube.

"O que houve com Pato é que nessa transição da adolescência para o profissional, logo aos 17 anos, deram-lhe uma sobrecarga muito grande, e a musculatura não suportou", explicou Grava.

Para Schmidt, a série de lesões -foram cinco na coxa esquerda e sete na direita desde dezembro de 2009- passa diretamente pelos tipos de treinos usados pelo Milan.

"Compartilho da opinião do Grava: esse histórico tem a ver com o treinamento a que ele foi submetido", disse.

"[O treinamento na Itália] não é uma questão de intensidade, mas de inteligência neuromuscular, de conhecimento profundo dos músculos. Há diferentes substâncias e suplementos utilizados por times mundo afora a que não chegamos a ter conhecimento em particular", disse.

Em outras palavras, segundo Grava, Pato não fará nenhum tratamento específico: receberá, sim, um treinamento individual, assim como todo o restante do elenco.

"Ele tem um certo desequilíbrio muscular, mas é provavelmente pelas lesões que teve. Vai fazer pré-temporada como se estivesse voltando de férias", afirmou Grava.

Em outras palavras, segundo o especialista, Pato está liberado para treinar normalmente. "Ele está apto para a prática do futebol. Ele não tem nenhum impedimento muscular", disse Schmidt.

Após a biópsia, Pato seguiu diretamente para o CT do Corinthians. Realizou outros exames médicos, conheceu os funcionários e jogadores e será oficialmente apresentado amanhã em evento discreto no próprio CT e restrito a jornalistas, sem a pompa dispensada a, por exemplo, Ronaldo e Roberto Carlos, recepcionados pela torcida.

Mais cedo, quando desembarcou em Guarulhos, Pato disse estar bem. "Voltei. Estou muito feliz, escolhi o Corinthians, campeão do mundo, então, estou louco para começar logo", declarou o atacante à TV Bandeirantes.

Anunciado há oito dias, Pato é a maior contratação da história do futebol nacional, considerando as que não envolvem parceiros comerciais: € 15 milhões, cerca de R$ 40 milhões, pagos em três anos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página