Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Caso Lance pode tirar ciclismo da Olimpíada

DOPING
COI diz que não restará escolha se confissão de americano comprometer órgão do esporte

George Burns/France Presse
Lance Armstrong é entrevistado por Oprah Winfrey
Lance Armstrong é entrevistado por Oprah Winfrey
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O ciclismo pode ser retirado dos Jogos Olímpicos caso Lance Armstrong, 41, implique a entidade que comanda o esporte no acobertamento de um amplo esquema de doping do qual ele fez parte.

A alerta foi dado ontem por Dick Pound, membro do COI (Comitê Olímpico Internacional). Segundo ele, o órgão pode ficar sem alternativa caso Armstrong comprove que a UCI (União Ciclística Internacional) foi omissa nos escândalos de doping.

"A única maneira de limpar isso é se todas essas pessoas disserem: 'Ei, não estaremos mais na Olimpíada e é onde nós queremos estar, então vamos conquistar de volta nosso lugar lá'", disse.

Pound deu as declarações após a apresentadora Oprah Winfrey confirmar que Armstrong confessou ter utilizado drogas para melhorar a performance esportiva em entrevista de duas horas e meia dada para ela anteontem e que deve ir ao ar amanhã e sexta-feira nos Estados Unidos.

"O COI teria que lidar com isso. A UCI não é conhecida por suas ações firmes contra o doping", disse Pound, que é ex-chefe da Wada (Agência Mundial Antidoping).

Ontem, a agência anunciou que o ex-ciclista precisa confessar sob juramento para ter a punição reduzida.

No ano passado, o americano foi banido do esporte e perdeu seus sete títulos da Volta da França. Armstrong teria esperanças de ser readmitido em competições para disputar provas de triatlo.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página