Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Treinadores, irmãos se enfrentam e são protagonistas do Superbowl

DE SÃO PAULO

Quem vê os irmãos Harbaugh pode pensar, num primeiro momento, que são gêmeos. A semelhança esconde a diferença de 15 meses de John, 50, para Jim, 49.

No dia 3 de fevereiro, em Nova Orleans, eles serão as estrelas do Superbowl.

A final do futebol americano detém ano a ano recordes de audiência televisiva. Em 2012, mais de 111 milhões de pessoas nos EUA pararam para ver o jogo. Nunca um evento foi tão assistido por lá.

O atrativo da decisão deste ano, entre o San Francisco 49rs -comandado por Jim- e o Baltimore Ravens -treinado por John- deve fazer com que a audiência seja ainda maior. Pela primeira vez, irmãos se enfrentarão como técnicos na decisão da NFL.

O jogo já ganhou até a alcunha de "Harbowl", que não agrada muito aos Harbaugh.

"Vamos falar do time", disse John depois de despachar, anteontem, o favorito New England Patriots na final da Conferência Americana.

Embora se pareçam fisicamente, os irmãos têm personalidade distintas. John é o estudioso, e Jim, o passional. Este conseguiu chegar à NFL como jogador - foi quarterback, aquele que prepara as jogadas, de 1987 a 2001.

Lesões afastaram John do gramado e o levaram cedo a ser treinador de equipes universitárias, inicialmente como auxiliar de seu pai.

Jack Harbaugh, que já está aposentado, recebe pelo correio, todas as terças, dois pacotes com DVDs dentro. Um tem as imagens do último jogo dos Ravens, o outro, as dos 49rs. Ele analisa os vídeos e envia considerações aos filhos sobre o que melhorar.

"John é o melhor da liga", disse Jim, recentemente.

Amigos, eles trocam informações sobre adversários, mas há competitividade.

Quando o caçula deixou a Universidade de Stanford, em 2011, para assumir o decadente 49rs (que não ia ao Superbowl desde 1995), estava a seu lado o coordenador defensivo Vic Fangio, que Jim tirara dos Ravens do irmão.

Em novembro de 2011, eles se enfrentaram pela temporada regular. John e os Ravens venceram por 16 a 6 no dia de Ação de Graças.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página