Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Time pode usar acordo de TV como garantia

DO PAINEL FC

O Banco do Brasil, por uma questão estatutária, não pode realizar empréstimo direto para clubes. Mas há uma alternativa dentro do Corinthians que pode destravar o dinheiro: contratos de direitos de transmissão dos jogos.

Os clubes, em geral, quando precisam de dinheiro com urgência, usam esses contratos para engordar seu caixa.

Oferecem a bancos os acordos sobre a cessão dos direitos de TV como garantia para levantar quantias.

Como esses contratos são assinados pela Globo, empresa com credibilidade, as instituições financeiras costumam liberar certos valores.

E esse é um modelo que não é descartado pelo Banco do Brasil para contribuir na liberação do empréstimo relacionado ao Itaquerão.

O BB considera que qualquer contrato que tenha uma garantia palpável pode ser analisado e, possivelmente, usado para destravar o financiamento.

O Corinthians, por exemplo, possui contratos de cessão dos direitos de TV do Campeonato Brasileiro com a Globo até 2018. Por ano, o clube tem recebíveis que ultrapassam R$ 100 milhões.

A saída, então, seria o Fundo Imobiliário, composto por Corinthians e Odebrecht, oferecer os contratos do clube para o banco e, assim, conseguir a liberação do financiamento ou de parte dele.

Ainda assim, esse não é o modelo ideal visto pelo Bando do Brasil. A Odebrecht e suas receitas obtidas pelas obras que realiza são consideradas pelo banco, hoje, como as maneiras mais simples para o financiamento ser destravado. (BI)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página