Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Nova velha Libertadores

Torneio mais importante da América começa hoje com mudanças nas regras e antigos protagonistas

DE SÃO PAULO

Começa hoje, com três partidas, a fase de grupos da Taça Libertadores, que em 2013 terá novas regras, velhos campeões e cinco clubes brasileiros como favoritos.

Amanhã já ocorre o primeiro clássico nacional desta etapa: no Independência, em Belo Horizonte, o Atlético-MG recebe o São Paulo.

Outro duelo entre brasileiros será no Grupo H, que tem Grêmio e Fluminense, além de Huachipato e Caracas.

Esses quatro times do Brasil, além do atual campeão Corinthians, largam como favoritos ao título da 54ª edição do mais importante torneio interclubes do continente. O Palmeiras é uma incógnita.

Com exceção do alviverde, os clubes brasileiros gastaram alto com jogadores veteranos para tentar conquistar a América em 2013.

O Corinthians manteve sua base sólida e ainda trouxe reforços com passagens recentes pela seleção brasileira, como Pato e Renato Augusto.

O São Paulo se apoia na experiência de gente acostumada a dar voltas olímpicas, como Rogério, 40, e Lúcio, 35.

O Grêmio abriu os cofres como nunca. Tirou o atacante Barcos do Palmeiras e reforçou seu já caro elenco.

O Atlético-MG também foi às compras nas férias. Recontratou os velhos ídolos Gilberto Silva e Diego Tardelli, e jogadores rodados como Alecsandro e Araújo. Tudo para ajudar Ronaldinho.

O Fluminense foi mais contido ao se reforçar, mas manteve o time que ganhou com folga o Brasileiro do ano passado -com Fred, Deco e Diego Cavalieri. Do Palmeiras, pouco se pode esperar.

Fora do Brasil, a maior atração volta a ser o Boca Juniors. O atual vice-campeão terá a volta de seus maiores ídolos: o técnico Carlos Bianchi e o meia Juan Riquelme, ambos multicampeões.

Famosa por cenas lamentáveis fora de campo, a Libertadores ganhou um banho de loja civilizatório. A Conmebol (entidade responsável pela disputa) incluiu no regulamento medidas já comuns em outros torneios pelo mundo.

Agora há suspensão por acúmulo de cartões amarelos. Até então, uma multa de US$ 100 era a punição.

Numa medida para tentar amenizar o desgaste das viagens, nenhum estádio pode ficar a menos de 100 km de distância de um aeroporto.

E, para alívio dos técnicos, os times podem agora inscrever 30 jogadores nesta fase, em vez dos 25 anteriores.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página