Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

 2020

Comitê olímpico decide exclusão de esportes dos Jogos

Pentatlo moderno, responsável pela última medalha brasileira, corre risco de sair

DE SÃO PAULO

A cúpula do COI (Comitê Olímpico Internacional) se reúne a partir de hoje para definir qual esporte será retirado do programa olímpico.

Uma das modalidades que mais risco correm é o pentatlo moderno, que deu à brasileira Yane Marques o bronze nos Jogos de Londres. Foi a última medalha da campanha da delegação brasileira na última Olimpíada, que contou com 26 esportes.

Entre as três dúzias de critérios que contarão na decisão estão incluídos audiência de TV, receita com ingressos, política antidoping, presença global e popularidade.

A exclusão, que será definida por 15 membros do conselho executivo, passa a contar a partir dos Jogos de 2020 -ainda sem local definido-, e abrirá espaço para que uma nova modalidade seja incluída no fim do ano.

"O movimento olímpico necessita de história", disse Klaus Schormann, presidente da UIPM, que controla o pentatlo moderno. Ele defendeu a permanência da modalidade que representa.

"Você não pode dizer que olhamos só para o futuro", disse Schormann, sobre o esporte criado pelo inventor dos Jogos Olímpicos modernos, o barão Pierre de Coubertin.

O taekwondo, luta-livre, badminton e tênis de mesa também são mencionados como modalidades sob risco.

Os últimos esportes a terem sido retirados foram o beisebol e o softbol, em 2005. Em 2016, na Olimpíada do Rio, entram golfe e rugbi.

O Comitê-Executivo do COI se reunirá em maio, em São Petersburgo, na Rússia, para decidir qual modalidade, ou esportes, irá propor para integrar a Olimpíada de 2020.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página