Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Palmeiras enfrenta time 'vitrine' de político paraguaio

LIBERTADORES
Rival de hoje, Libertad disputa torneio há 11 anos seguidos na gestão de candidato a presidente do país

FABIO LEITE DE SÃO PAULO

Considerado o rival mais difícil do Palmeiras na fase de grupos da Libertadores, o Libertad, ascendeu no futebol sul-americano sob a batuta de um candidato ao título de "Berlusconi do Paraguai". Os times se enfrentam hoje, às 19h30, em Assunção.

Desde que o empresário Horário Cartes, 56, assumiu o clube, em 2001, o time ganhou oito títulos nacionais e atingiu 11 anos consecutivos de participação na Libertadores -atrás apenas do uruguaio Nacional, com 17 anos.

Dono de 26 empresas, a maioria no ramo de cigarros, Cartes aposta na imagem de "bom patrão" para tentar se eleger presidente do Paraguai. Ele é o candidato do Partido Colorado e favorito nas eleições de 21 de abril.

Se vencer, trilhará caminho semelhante ao do ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi, que, além de empresário bem-sucedido, é dono do Milan desde os anos 80.

Como o italiano, Cartes já figurou nas páginas policiais dos jornais. Em 2004, seu nome foi citado na CPI da Pirataria, da Câmara dos Deputados brasileira por suposto envolvimento da sua empresa Tabesa no contrabando de cigarros para o país.

Em 2010, apareceu em um telegrama vazado pelo Wikileaks no qual é ligado a uma rede de lavagem de dinheiro e narcotráfico. Ele nega.

O cacife político de Cartes se estende à Conmebol, presidida há 26 anos por Nicolás Leoz. O ex-cartola do Libertad dá, desde 2005, ano do centenário do clube, nome ao acanhado estádio em Assunção -12 mil lugares-, num afago do presidente Cartes.

Aliás, Nicolás Leoz, o estádio, tem sido um trunfo do time. No torneio Clausura, que venceu em 2012, a equipe não perdeu em casa -sete vitórias e quatro empates.

Na Libertadores, também mostrou força jogando fora ao vencer o Tigre por 2 a 0.

SEQUÊNCIA

Para bater o adversário paraguaio, o Palmeiras aposta no volante Souza, recuperado de lesão. Com isso, Gilson Kleina repetirá a escalação pela quarta vez consecutiva.

O goleiro Fernando Prass, que enfrentou o Libertad em 2012 pelo Vasco, alerta para o trunfo do rival. "É um time que sabe jogar em casa."

NA TV
Libertad x Palmeiras
19h30 SporTV


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página