Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Folhinha

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Quebra-cabeça com Rosely Sayão

É preciso fazer coisas chatas?

Lição de casa, arrumar a cama, tomar banho... Dá uma preguiça...

O que é que você acha chato, chato, mas muito chato mesmo de fazer?

Lição de casa? Ah, eu conheço tantas crianças que acham chato esse dever de casa! Os professores exigem, cobram e chamam a sua atenção quando você não faz, não é verdade?

E a sua mãe, então? Ela mal coloca o pé em casa e vai logo perguntando se já fez a lição de casa. Fez? Muitas vezes, não.

Afinal, teve preguiça, enrolou, deu fome, jogou um pouco (escondido, porque sua mãe tinha avisado que não poderia jogar antes de fazer a lição), ficou olhando para o nada, pensando em qualquer coisa...

Mas fazer a lição, cadê a vontade?

E, quando não faz o dever, lá vem a bronca da sua mãe e até uma briga com ela! Às vezes, até castigo. Que mico!

Aí é preciso se sentar diante dos livros e caderno, ao lado dela, que fica de cara amarrada, e só sair depois de a lição ficar pronta. E que sono que dá nessa hora...

Você, então, promete que, no dia seguinte, fará a lição assim que chegar da escola. Mas, quando chega, bate aquela preguiça de novo!

Eu entendo. Tem coisas na vida que são muito chatas de se fazer mesmo.

Pode ser a lição de casa, ter que arrumar a cama, tomar banho... Cada pessoa acha chato alguma coisa diferente.

Mas muitas dessas coisas chatas precisam ser feitas. E a sua mãe? O que será que ela acha chato fazer, mas faz? Vai ver que é cozinhar, arrumar suas coisas.... Pergunte a ela.

E já pensou se ela decide não fazer mais? Você iria passar fome, ter suas coisas descuidadas e sujas. E nada disso é legal.

Agora, há coisas que não precisariam ser tão chatas do jeito que são.

As lições de casa, por exemplo. Quando receber uma dessas, converse com seu professor. Ele pode melhorar a lição e deixá-la mais para quebra-cabeça do que para chatice.

Vamos lá?

"Eu prefiro fazer a tarefa com as minhas amigas. Quando ficamos com dúvidas, perguntamos uma para a outra e vamos nos ajudando."
SOFIA, 11

"Quando me esqueço de fazer a lição, eu fico um dia sem levar o celular para a escola. É ruim, mas é a consequência por não ter feito meu dever, acho justo."
FABRÍCIO, 12


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página