Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Folhinha

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

No passado, festas juninas eram chamadas de joaninas

DE SÃO PAULO

Apesar de todas as atenções estarem voltadas para a Copa do Mundo, junho continua sendo época das quadrilhas e fogueiras. Afinal, durante o mês, acontecem as famosas festas juninas. Realizadas em todo o Brasil, homenageiam santos e, por isso, costumam acontecer nos dias dedicados a eles: Santo Antônio, dia 13, São João Batista, 24, e São Pedro, 29 de junho.

Na Europa, as comemorações eram chamadas de joaninas por homenagearem o dia de São João. Quando chegaram ao Brasil, trazidas pelos portugueses, foram incorporadas à cultura local, com adaptações.

O som passou a ser feito pelo triângulo e pela sanfona, e as roupas, customizadas com renda e pano de chita. Hoje em dia, os "arraiás" continuam se modificando. E agora tem até criança com a camisa da seleção brasileira pulando a fogueira!

-

'NHÔ' NEYMAR
Na escola municipal Aviador Edu Chaves, as crianças vão apresentar duas coreografias. Em uma delas, além dos adereços verdes e amarelos, meninos e meninas terminam a dança erguendo uma bandeira e gritando: "Brasil! Brasil!". Na outra, os alunos entram em quadra vestidos para pisar no gramado e dançam quadrilha.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página