Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Folhinha

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Cinema

Zebra sem listras

Filme 'Khumba', que estreia nos cinemas, tem história parecida com a do Patinho Feio

SÉRGIO RIZZO ESPECIAL PARA A FOLHA

Você conhece o conto sobre o Patinho Feio? Seu protagonista é um cisne que nasce no ninho de uma pata. Como é diferente dos outros filhotes, todos o tratam mal.

A história da animação "Khumba", que entrará em cartaz nos cinemas na quinta-feira (3), é bem parecida. No lugar do patinho, está a zebra que tem o nome do título do filme, com metade do corpo sem listras.

Outras zebras do seu rebanho, na África do Sul, fazem piadas com o protagonista. Pior: quando demora a chover e vai acabando a água do lago, alguns falam que a culpa é de Khumba.

Mas a vida dele começa a se transformar quando ele abandona o rebanho em busca de um sonho: encontrar uma nova fonte de água que possa também lhe dar as listras que faltam no corpo.

Será possível? Só vendo o filme para saber. O que posso contar é que, nessa aventura, ele tem a ajuda de uma gnu (parente dos búfalos e das vacas), de um avestruz e de um cão selvagem.

Além do conto sobre o Patinho Feio,"Khumba" lembra também um tipo de história que o cinema e a literatura usam muito: a"jornada do herói".

Filmes e livros baseados nessa jornada costumam ter um herói que recebe um chamado e precisa fazer algo para salvar a sua comunidade.

Para cumprir a tarefa, é necessário enfrentar uma longa viagem, cheia de obstáculos e desafios. Com o tempo, ele se transforma em alguém mais maduro e sábio. Quando volta para casa, ajuda também a transformar a comunidade na qual ele vivia antes.

Moral da história: todos personagens aprendem coisas importantes e se transformam em pessoas --ou, neste caso, animais-- melhores.

Em "Khumba", você já desconfiou do que todos vão aprender: é preciso respeitar as diferenças. Afinal, uma zebra com metade das listras continua a ser uma zebra.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página