Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Folhinha

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Cafuné

Lição de burocracia

CLARICE REICHSTUL COLUNISTA DA FOLHA

Alunos, hoje vamos ter a nossa primeira aula de burocracia: "Como Tirar um Passaporte".

Em primeiro lugar, fomos tirar uma foto 3x4 e, só por garantia, tiramos também uma foto 5x7. Depois, tentamos pagar no banco uma taxa para o documento. Puxa, a impressão do código de barras não estava clara, e tivemos que ir ao caixa do banco. Só tinha duas pessoas atendendo na agência, demorou um pouco, cerca de uma hora.

Passada essa fase, chegou a parte mais importante de nossa lição: a ida ao cartório para reconhecer a firma. Mas o que é isso? O cartório é um lugar onde são emitidas as certidões de casamento e de nascimento e onde são reconhecidas as firmas, que é o ato de confirmar que a assinatura que está em um documento é mesmo de determinada pessoa. Em cada cartório, existe um grande livro onde são guardadas as assinaturas. Eles checam a assinatura com a que está no livro. Com um adesivo, atestam que ela é verdadeira.

O livrão não é mais de papel, agora é tudo digitalizado. Vocês acham que vivemos no passado? Lá tinha fila também... mas recebemos um chocolate quente grátis, não é demais?

Para finalizar a lição, fomos à Polícia Federal. Documentação certinha, assinaturas reconhecidas, taxa paga, passagem, foto e tudo o mais para não correr o risco de voltar de mãos abanando. Semana que vem voltamos para buscar o passaporte pronto.

Viram como é simples?


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página