Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Folhinha

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Dos réis ao real

Conheça as moedas do Brasil

"RÉIS"
A moeda que passou a ser usada quando o Brasil foi descoberto era a dos portugueses. Chamava-se real, mas ficou conhecida no plural: "réis". Ela continuou com esse nome após a independência, em 1822, e só mudou em 1942.

ZIMBO
Escravos usavam como moeda o zimbo, um tipo de concha que já servia como dinheiro no Congo e em Angola.

AÇÚCAR
O então governador do Rio de Janeiro, Constantino Menelau, ordenou que comerciantes aceitassem o açúcar como moeda. Outros produtos já eram usados como dinheiro (mas não oficialmente): algodão, fumo, ferro, café, cacau e cravo.

CRUZEIRO
O cruzeiro substituiu os réis como moeda em 1942. Foi a primeira a utilizar os centavos no país. Trazia nas notas imagens de figuras históricas, como d. Pedro 1º e Getúlio Vargas. Mil réis passam a valer um cruzeiro.

CRUZEIRO NOVO
Foi uma moeda de transição, criada porque o cruzeiro passou a perder valor muito rápido (isso é o que chamam de inflação). As cédulas de cruzeiro recebiam apenas um carimbo com os novos valores. Mil cruzeiros passavam a valer um cruzeiro novo.

CRUZEIRO
A moeda voltou a se chamar cruzeiro. Tinham cédulas com valor muito alto, como as de 100 mil. Mas nada mudou no valor. Um cruzeiro novo equivalia a um cruzeiro.

CRUZADO
Mais uma vez a inflação levou o Brasil à mudança de moeda. E, de novo, a maioria das cédulas foi aproveitada e levou um carimbo com os novos valores. O nome "cruzado" veio de uma moeda portuguesa antiga. Mil cruzeiros passam a valer um cruzado.

CRUZADO NOVO
A inflação continuou desvalorizando o dinheiro brasileiro. Na nova mudança, um cruzado novo valia mil cruzados. Pela primeira vez aparecia a imagem da Efígie da República, aquele rosto que estampa todas as notas de real hoje em dia.

CRUZEIRO
E, pela terceira vez, volta o nome "cruzeiro". Assim como aconteceu com o cruzeiro de 1970, havia notas com muitos zeros, como a de 500 mil.

CRUZEIRO REAL
Um cruzeiro real era o mesmo que mil cruzeiros. Houve reaproveitamento das cédulas antigas e emissão de novas.

REAL
O real entrou em vigor em 1° de julho de 1994. Um real passou a valer 2.750 cruzeiros. Desta vez, cédulas e moedas novas foram criadas. Esse é o dinheiro que o Brasil tem até hoje e que passou a controlar a temível inflação.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página