Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Folhinha

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Quebra-cabeça com Rosely Sayão

Dá para viver sem os adultos?

Aposto que muitas crianças já pensaram que isso seria maravilhoso...

Você já imaginou se as crianças pudessem viver sem adultos? Aposto que muitas já pensaram que isso seria maravilhoso.

Já pensou em não precisar ouvir: "Está na hora de ir para a escola", "Chega de brincar, vá dormir", "Eu já falei que não pode fazer isso!" e outras frases parecidas, que as crianças escutam todo santo dia?

Os pais vivem pegando no pé dos filhos para que eles comam coisas que não querem, não percam a hora da escola, saiam da frente da TV, computador ou videogame, tomem banho, arrumem as coisas etc.

"Ô, vida chata, sempre tem alguém para mandar em mim!", podem pensar as crianças na hora em que são contrariadas pelos pais ou professores.

Como hoje é a véspera do Dia da Criança, vou contar uma coisa: você precisa de adultos.

As crianças têm direitos, como a uma boa educação, aos cuidados necessários para que se desenvolvam bem e com saúde, ao amor dos pais, ao lazer. Mas como é que um menino ou uma menina poderia lutar por esses direitos sozinhos? São os adultos que devem fazer isso por eles.

Tem mais: crianças têm vontade de ter e de fazer muitas coisas que elas acham que fariam bem.

Concordo com você que, na hora, pode até ser legal comer muitas porcarias gostosas, doces, doces e mais doces, ficar só brincando, não tomar banho, faltar na escola, ter tudo o que tem vontade etc.

É, naquela hora é legal, mas aí vem o depois. E o depois é longe, muito longe; tão longe, que só um adulto consegue enxergar.

Saiba que os pais entendem, sim, que o filho sabe o que quer. Mas são os adultos que sabem se aquilo o que a criança quer faz bem ou não a ela, na hora e depois, bem depois.

Se você tem por perto adultos que sabem que você precisa deles, você já tem seu melhor presente de Dia da Criança.

Ah, está bem: pode ter outros presentinhos também, vai.

-

frases

"Às vezes, os adultos pegam muito no nosso pé, mas isso diminui conforme ficamos mais velhos. Hoje em dia, meus pais só cobram a minha lição de casa."
JULIA, 11

"A parte boa de ter um adulto por perto é que eles são mais experientes e dão bons conselhos. Sempre converso com a minha mãe quando estou triste."
MARIANA, 11

-


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página