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Eletrobras reduz verba de apoio ao teatro

Estatal cortou R$ 9,3 milhões em patrocínios a espetáculos em relação ao ano passado

LUCAS VETTORAZZO DO RIO

O corte de mais da metade da verba que a Eletrobras destinará para o patrocínio do teatro brasileiro neste ano está preocupando produtores culturais. A estatal de energia registrou em 2012 o maior prejuízo de sua história, de R$ 6,8 bilhões.

No ano passado, a estatal patrocinou 36 produções, ao custo de R$ 14,5 milhões. Neste ano, serão apenas R$ 5,2 milhões, distribuídos a 17 espetáculos. A queda na verba de um ano para o outro é de 178% e na quantidade de produções, de 111%.

De acordo com o produtor cultural Eduardo Barata, presidente da APTR (Associação dos Produtores de Teatro do Rio de Janeiro), com cada vez mais empresas privadas interessadas em peças comerciais, como musicais e comédias, o chamado teatro tradicional, de drama, perde espaço na cena do país.

Produtores culturais ouvidos pela Folha afirmaram que a redução da verba estatal é ruim porque a Eletrobras era conhecida justamente por contemplar com patrocínios peças dos mais variados estilos, e não só as consideradas comerciais. "A Eletrobras tinha um olhar mais diversificado em relação ao teatro nacional", disse Barata.

O fator mais apontado para explicar a diversificação dos patrocínios da estatal é que a escolha de projetos é feita por seleção pública. Um júri integrado por pessoas com formação artística decide quais projetos serão apoiados.

A revisão dos programas de patrocínio é parte da reestruturação das finanças da empresa, cujo objetivo é cumprir as metas de redução nas tarifas de energia elétrica determinadas pelo governo, em outubro passado.

A Lei Rouanet, mecanismo pelo qual a empresa investe em cultura, concede benefício sobre o imposto de renda. Quanto menor o lucro, portanto, menor o patrocínio.

INDEFINIÇÃO PARA 2014

A Eletrobras diz não saber como ficarão os patrocínios para o ano que vem. "Isso vai depender do desempenho econômico projetado para o ano de 2014", afirmou a assessoria da empresa.

A redução de patrocínios da Eletrobras atinge também as áreas de cinema, esporte e patrimônio imaterial.

Para cinema, as verbas caíram 35%, de R$ 5,3 milhões no ano passado para R$ 3,4 milhões este ano. Já o patrimônio imaterial, que investe em fundações e feiras regionais, receberá R$ 250 mil em recursos, uma queda de 84% em relação a 2012.

A Eletrobras ainda não divulgou quanto irá aportar em esporte neste ano, mas já anunciou cortes no basquete e no futebol. No ano passado, a empresa patrocinava as seleções brasileiras masculina e feminina de basquete e também a NBB (Novo Basquete Brasil), a liga nacional. Para este ano, os recursos ficarão restritos apenas às seleções.

Outra medida foi a recisão do contrato de patrocínio com o clube Vasco da Gama, iniciado em julho de 2009.


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