Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Coleção relembra parceria de Tom Jobim e Elis Regina

"Elis & Tom", disco de 1974, chega às bancas no próximo domingo, dia 21

Lançamento de tributo ao músico nas bancas acontece hoje, com preço especial para os dois primeiros volumes

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Chegam hoje às bancas os dois primeiros livros-CDs da nova Coleção Folha Tributo a Tom Jobim.

O primeiro, "Tom Canta Vinicius - Ao Vivo", registra um show de janeiro de 1990 em homenagem póstuma a Vinicius. "The Composer of Desafinado' Plays", de 1963, é o primeiro disco solo de Jobim.

No próximo domingo, é a vez do antológico disco lançado por Tom e Elis Regina em 1974. "Elis & Tom" tem arranjos de César Camargo Mariano, então marido da cantora, para canções marcantes do repertório do carioca.

Estão lá, por exemplo, "Águas de Março" e "Pois É" --fruto da parceria de Tom com Chico Buarque.

Também entraram no disco "Só Tinha de Ser com Você" e "Fotografia", canções que já constavam do repertório cantado ao vivo por Elis antes da gravação do disco, em Los Angeles. Há, ainda, uma bela versão de "Corcovado" cantada em dueto.

O álbum marca o encontro entre a geração da década de 1950, que criou a bossa nova, e os programas de TV e festivais dos anos 1960, de que Elis constituiu grande intérprete.

A COLEÇÃO

Os 20 volumes sairão todos os domingos, até 18 de agosto, e incluem 18 álbuns originais do músico carioca, além de duas compilações de canções suas interpretadas por outras vozes.

Cada disco é acompanhado por um livro de 48 páginas, impresso em papel colorido e com acabamento em capa dura.

Textos de críticos e repórteres especializados em música --incluindo Antonio Carlos Miguel, Carlos Calado, Lauro Lisboa Garcia, Lucas Nobile, Mauro Ferreira e Tárik de Souza-- inserem cada álbum em seu contexto histórico e artístico.

Também dão detalhes sobre as sessões de gravação e bastidores. Analisam, ainda, as composições, arranjos, participações de convidados e relações do álbum com outras gravações e fases da carreira do músico.

No caso de canções presentes em mais de um álbum (como "Garota de Ipanema", "Corcovado", "Triste", "Dindi" ou "Wave"), a Coleção aponta as diferenças entre as versões.

Todos os livros-CDs incluem uma análise do repertório do respectivo álbum, com ficha técnica, letras, fotos do compositor e de seus parceiros. Alguns deles também têm seus perfis traçados, como Aloysio de Oliveira, Newton Mendonça, Eumir Deodato, Chico Buarque e Jaques Morelenbaum.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página