Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Coleção traz o primeiro disco de ouro de Jobim

LP com a Banda Nova lançado em 1987 vendeu mais de 100 mil cópias

"Passarim" traz o primeiro registro de "Bebel", além de canções compostas para séries da TV Globo

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Um álbum de 1987, ano no qual Tom Jobim completou 60 anos de idade, está no volume da Coleção Folha Tributo a Tom Jobim que chega às bancas no próximo domingo, dia 28.

"Passarim" registrou novas composições --de Tom Jobim e outros--, interpretadas por ele e pela Banda Nova. A produção ficou a cargo de Jaques Morelenbaum --violoncelista que ganha um perfil no livro da Coleção, escrito pelo jornalista Antônio Carlos Miguel-- e por Paulo Jobim, violonista.

Trata-se de um álbum solar e feliz, gravado no Rio de Janeiro entre novembro de 1986 e março de 1987, com a chamada Banda Nova.

A alcunha abrange uma reunião de famílias que começou a se formar alguns anos antes, em fins de 1983, para uma apresentação na Áustria.

Além do contrabaixista Tião Neto, do baterista Paulo Braga e da cantora Maúcha Adnet, a Banda Nova juntava membros das famílias Jobim (a mulher Ana, os filhos Paulo e Beth), Caymmi (Danilo, flautista, e sua mulher Simone) e Morelenbaum (Jaques e a cantora Paula).

No repertório do disco estão "Passarim" --versão em inglês do tema de abertura de "O Tempo e o Vento, série da TV Globo baseada na obra de Erico Verissimo--, a inédita "Bebel", a ecológica "Borzeguim" e "Fascinatin' Rhythm", dos irmãos Gershwin.

"Looks like December", bolero de abertura da série global "Anos Dourados", composto com Chico Buarque, foi traduzido para o inglês pelo próprio Jobim.

O tom ufanista volta em "Brasil Nativo", composição de Danilo Caymmi e Paulo César Pinheiro.

O bom clima das gravações refletiu nas vendas: "Passarim" deu a Tom seu primeiro disco de ouro no Brasil, à época concedido para vendas superiores a 100 mil cópias.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página