Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Rio precisa de mais mulheres que arrisquem estilos, diz fotógrafo

Scott Schuman, do aclamado blog "The Sartorialist", fotografou durante cinco dias na cidade

Avesso a posts pagos, ele diz que blogs de looks diários são importantes mas quase sempre pouco criativos

MARIANA SALLOWICZ DO RIO

Pioneiro entre os blogueiros de moda de rua, o fotógrafo americano Scott Schuman diz que o Rio, onde esteve nos últimos dias, precisa de mais mulheres dispostas a arriscar estilos diferentes na hora de se vestirem.

Para o criador do famoso blog "The Sartorialist", há uma elegância "old school" na cidade, "com homens e mulheres querendo estar lindos, mas sem tanta preocupação com o estilo".

"Em Milão, assim como no Brasil, as mulheres querem estar impecáveis. Talvez isso seja uma coisa latina", disse à Folha, acrescentando que em Nova York e Paris o mais importante é ter estilo.

"Seria interessante ver um pouco mais de variedade nas ruas. Raramente você vê pessoas usando roupas vintage, por exemplo."

Apesar da crítica, o fotógrafo disse que, em sua quarta passagem pela cidade, notou um aumento no número de pessoas que buscam inovar. "Talvez porque o Rio está se tornando uma cidade mais internacional."

Schuman destaca que algumas das personalidades mais chiques que conhece são brasileiras: a consultora de moda Constanza Pascolato e o especialista em moda masculina Fabrizio Rollo.

REAÇÃO

Durante os cinco dias que passou na capital fluminense, caminhou e andou de bicicleta pela praia de Ipanema, onde ficou hospedado, e frequentou restaurantes na zona sul da cidade.

O blogueiro trabalhou durante a semana passada na campanha publicitária de um shopping na zona sul do Rio.

O que ele mais fotografou foram homens e mulheres praticando esportes na praia. Sobre a recorrência do tema, avalia que foi uma escolha natural. "Como se vê muito isso aqui, é instintivo fotografar."

O americano conta que uma das fotos que colocou no blog surgiu exatamente dessa forma, como uma espécie de reação ao que vê. "Estava andando de bicicleta e parei quando vi a cena. Eu frequentemente reajo ao que vejo e fotografo aquilo que desperta a minha atenção."

A imagem era de um rapaz de sunga se preparando para chutar uma bola durante uma partida de futevôlei.

Avesso a blogs que faturam com posts pagos, Schuman conta que frequentemente recebe esse tipo de proposta, "de diferentes marcas". "Eles não têm dinheiro suficiente para pagar um post no meu blog simplesmente porque não acho que valha a pena."

O americano também é crítico em relação a blogueiros que fotografam diariamente os seus looks e postam na internet. Para ele, há um lado positivo nisso, que é criar um histórico de como as pessoas se vestem para ser consultado "daqui há cem anos".

Mesmo assim, acha que a boa parte desses blogs são são pouco criativos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página