Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Livro traz bastidores de eventos históricos

"O Castelo de Papel" caracteriza dom Pedro 2º como alguém que adivinhava seu destino e o ocaso da monarquia

Com novo trabalho, historiadora Mary del Priore dá sequência a publicações sobre família real brasileira

DE BUENOS AIRES

Apesar do foco concentrado na vida privada dos personagens, "O Castelo de Papel" traz bastidores de passagens históricas do período com clareza, como a Guerra do Paraguai, os enfrentamentos com os militares e as disputas políticas entre os principais partidos.

A figura enigmática de dom Pedro 2º é desenhada a partir do olhar dos que o cercavam. Mary del Priore, porém, o caracteriza como alguém que adivinhava o seu destino e o ocaso da monarquia."Por um lado, está o isolamento do palácio de São Cristóvão, por outro, do lado de fora, os brasileiros que queriam a indústria, as novas ideias, o Brasil inserido no novo mundo."

Ex-professora da USP e da PUC-Rio, Mary tem se dedicado, nos últimos tempos, a escrever livros de história de divulgação científica.

Sobre a família real, já publicou uma obra que trata do príncipe Pedro Augusto, um dos possíveis herdeiros da coroa, "O Príncipe Maldito", e "Condessa de Barral", sobre a amante de dom Pedro 2º por quase toda sua vida.

"São personagens muito ricos, que até agora foram tratados por historiografias muito pró ou contra a monarquia. Agora é a hora de fazer os documentos falarem e dar a eles um olhar mais crítico. São todos figuras muito ricas", conclui.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página