Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Coleção traz 'O Tempo e o Vento', trilha de Tom Jobim para a TV

Série adaptou obra de Erico Verissimo sobre a formação do Estado do Rio Grande do Sul

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

"Rodrigo Meu Capitão", "Senhora Dona Bibiana", "Um Certo Rodrigo".

Os nomes das músicas do volume sete da Coleção Folha Tributo a Tom Jobim, que chega às bancas no próximo domingo, dia 19, não deixam dúvida. Todos remetem a personagens de "O Tempo e o Vento", romance tripartite de Erico Verissimo sobre a fundação do Rio Grande do Sul.

A primeira parte da obra do gaúcho virou minissérie da Rede Globo em 1985 e Tom Jobim foi o responsável pela trilha sonora --uma viagem pelos pampas que inclui letras que misturam português e espanhol, toques de acordeão, milonga e vanerão.

À época, Jobim havia acabado de fazer as trilhas dos filmes "Gabriela" (1983), de Bruno Barreto, e "Para Viver um Grande Amor" (1984), de Miguel Faria Jr.

O carro-chefe do álbum é "Passarim", um de seus temas ligados à fauna e flora.

"Passarim quis pousar, não deu, voou/ Porque o tiro feriu, mas não matou/ Passarinho, me conta, então, me diz/ Por que que eu também não fui feliz", diz a letra.

O disco traz as primeiras gravações com a Banda Nova --que acompanharia Jobim dali em diante--, além dos arranjos de Jacques Morelenbaum, que os assina com Paulo Jobim e Dori Caymmi.

Foi também a primeira vez em que Jobim dividiu as letras com Ronaldo Bastos, conhecido por parcerias anteriores com Milton Nascimento, no Clube da Esquina.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página