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Análise

Estilista Ottavio Missoni criou ícone da moda

Fundador da famosa grife italiana, ele transformou as roupas com padrão zigue-zague em um formato clássico

VIVIAN WHITEMAN COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Fundador de uma das casas de moda mais importantes da Itália, Ottavio Missoni viveu uma vida de aventuras e morreu anteontem tranquilamente, aos 92 anos, numa casa com vista para as montanhas, na tranquila e charmosa cidadezinha italiana chamada Sumirago.

Nos desfiles da grife Missoni em Milão, Ottavio estava sempre ao lado da mulher, Rosita, com quem parecia viver um longo e proveitoso namoro. No mês passado eles comemoraram seus 60 anos de casamento.

Foi ao lado dela que o ex-corredor e atleta olímpico criou três filhos, netos e o grande legado fashion da família: as roupas e acessórios com padrão zigue-zague.

O zigue-zague, é claro, já existia. Mas foram Ottavio e Rosita que transformaram esse padrão em estrela, numa espécie de logomarca sem letras da grife. As "ondas" pontudas da Missoni são, atualmente, facilmente reconhecidas por fashionistas em todos os cantos do mundo.

Assim como qualquer jaqueta de tweed passou a ser chamada pelo nome genérico "chanel", o zigue-zague Missoni também ganhou espaço no mundo das cópias.

Quem circula até mesmo nas lojas de comércio popular, embora talvez não conheça a marca, será capaz de identificar o tal "vaivém" como um padrão clássico.

Tudo começou num pequeno ateliê. A família de Rosita era do ramo da confecção, fazia xales e bordados. O casal aproveitou a estrutura para criar suas primeiras peças.

De adaptações feitas nas antigas máquinas de xales, conseguiram algo novo. Em vez de lenços, saíam dali vestidos inteiros. As cores foram outro diferencial, sobretudo o zigue-zague feito com diversos tons da mesma cor, gerando um até então inédito efeito degradê.

A marca começou a chamar a atenção na década de 1960, mas o sucesso em larga escala viria mais tarde, nos anos 1970. Nesta época, a Missoni conquistou os EUA e uma de suas mais importantes fashionistas, a editora de moda Diana Vreeland.

Surgia ali a maior representante e pioneira do hippie-chic e do boho-chic (o termo vem de bohemian, ou seja, boêmio) à italiana. A imagem da mulher Missoni tinha e tem muito de Ottavio: é uma moça que gosta de festas mas não abre mão de um certo conforto caseiro; é fina sem perder o charme aventureiro.

Os Missoni têm 40 lojas próprias espalhadas pelo mundo, hotéis e uma marca de produtos para casa. Os netos de Ottavio e Rosita, como a diretora de acessórios Margherita (grávida de seu primeiro filho), levam à frente os negócios e a imagem renovada da marca.

A partida do "patriarca" marca o segundo capítulo de um ano duro para os Missoni. Vittorio, o filho mais velho do casal, está desaparecido. O avião em que ele estava com a mulher sumiu na região de Los Roques, na Venezuela, em janeiro passado.


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