Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Com Yamandu Costa, OSB faz homenagem a Ernesto Nazareth

Minczuk rege hoje a orquestra em concerto na Sala São Paulo

JOÃO BATISTA NATALI COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A OSB (Orquestra Sinfônica Brasileira) realiza, hoje, na Sala São Paulo, o primeiro de seus quatro concertos paulistanos de 2013. Com regência de Roberto Minczuk, ela terá como solista o violonista gaúcho Yamandu Costa, que estreia o "Concerto Nazareth", escrito por Paulo Aragão, em comemoração aos 150 anos de nascimento de Ernesto Nazareth (1863-1934).

O conjunto sinfônico do Rio de Janeiro também fará a "Sinfonia nº 4", de Johannes Brahms (1833-1897), e o "Concert Romanesc", de György Ligeti (1923-2006).

O maestro Minczuk, que regeu a Osesp na mesma sinfonia de Brahms, nos concertos de inauguração da Sala São Paulo, em 1999, disse à Folha que o compositor alemão não é apenas uma perene unanimidade junto ao público. Também o é entre os músicos.

"Ele escreve bem para todos os instrumentos, o que faz com que os naipes da orquestra estejam invariavelmente convencidos de que têm a parte principal."

A sinfonia foi a quarta e última composta por Brahms. Entre seus atributos está também a beleza melódica e uma profundidade reflexiva singular ao repertório sinfônico do século 19.

A peça do húngaro Ligeti que a orquestra carioca traz a São Paulo foi composta em 1951. "Ele estava sob influência de seu compatriota Bartók. É uma peça cerebral, muito intelectualizada, exuberante em seus 15 minutos, com citações do repertório cigano", diz o maestro.

Com relação ao "Concerto Nazareth", Minczuk diz que a peça foi encomendada a Paulo Aragão no ano passado. Aragão e Yamandu Costa, já designado como solista, trabalharam em conjunto, explorando a linguagem refinada que evocasse Nazareth e nela trabalhando complexidades técnicas.

O maestro diz estar superada a crise iniciada no final do mês passado, quando a Prefeitura do Rio anunciou a suspensão da dotação de R$ 8 milhões à OSB. A verba foi mantida, e as partes discutem questões administrativas.

O próximo concerto na Sala São Paulo será em agosto, com o solista Nelson Freire, no "Concerto para Piano e Orquestra, Op. 54", de Robert Schumann (1810-1856).

Em outubro, ela trará Antonio Meneses como solista, no "Concerto para Violoncelo" de Edward Elgar (1857-1934). Em dezembro, terá a solista a americana Lynn Harrell no "Concerto para Violoncelo nº 2, Op. 126", de Shostakovich (1906-1975).


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página