Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Coleção faz panorama da pintura do país

Primeiros dois volumes, dedicados a Di Cavalcanti e Arcangelo Ianelli, chegam às bancas neste domingo, dia 19

Série de 28 livros traz biografia e análise pictórica de obras de artistas relevantes do século 19 até hoje

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A Coleção Folha Grandes Pintores Brasileiros, que começa a ser publicada neste domingo, dia 19, vai traçar um amplo panorama da pintura no país. A cada domingo, até 17 de novembro, sairá um novo livro sobre um pintor brasileiro ou radicado no país.

No lançamento, as bancas e livrarias receberão dois volumes, dedicados, respectivamente, a Di Cavalcanti --participante da Semana de Arte Moderna de 1922 e um dos principais nomes do movimento modernista-- e a Arcangelo Ianelli, expoente do abstracionismo geométrico.

O primeiro volume trata de Emiliano de Albuquerque Mello, mais conhecido como Di Cavalcanti. Lygia Eluf encarregou-se de escrever uma breve biografia do carioca, destacando principais eventos, e de analisar 28 obras.

A seleção inclui telas como "Carnaval", "Mulheres na Janela", "Cinco Moças de Guaratinguetá" e "Mocinha com Gato à Janela, em Ouro Preto" --as duas últimas ganham análise mais aprofundada.

Os mais de 60 anos dedicados à arte pelo paulista Ancangelo Ianelli são repassados por Caru Duprat. "O Menino Pintor" (1952) e "Natureza-Morta" (1960) são analisadas com maior detalhe.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página