Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Caixa com 13 CDs recupera fase de ouro de Nara Leão

Projeto com LPs da cantora nos anos 1960 tem direção de Rodrigo Faour

Edição reúne discos de carreira da artista e raridades registradas em compactos e trilhas para cinema e teatro

LUCAS NOBILE DE SÃO PAULO

Um jeito "cool" de cantar aliado a um sorriso que revelava os dentes dianteiros ligeiramente separados e a um belo par de joelhos conferiram a Nara Leão o status de musa da bossa nova.

Desde que se lançou como cantora, em 1964, Nara tinha tudo para se firmar como o nome feminino do movimento alentado na zona sul carioca e interpretar temas ligados à estética "banquinho e violão", mas optou por um caminho que a levou além.

Nascida numa família de classe média, a garota da zona sul impressionou crítica e público ao dar voz a sambistas do morro, como Cartola, Nelson Cavaquinho e Zé Keti.

Mais de duas décadas depois da morte de Nara (1942-1989), o repertório do período mais significativo da trajetória da cantora, os anos 1960, é relançado em uma caixa com 12 discos de carreira e um duplo com raridades.

Com o título de "Nara Leão - Samba, Festivais e Tropicália", a compilação foi feita por Rodrigo Faour.

Inicialmente, o jornalista e produtor fora convidado para organizar um CD duplo com raridades de Nara.

No repertório, reuniu gravações não incluídas em discos de carreira da cantora, mas em trilhas de filmes como "Quando o Carnaval Chegar", de peças como "Quincas Berro D'Água" e de registros ao vivo ou em compactos de Sidney Miller e Dulce Nunes, dos quais Nara participou.

"Hoje, um playboyzinho gravar Cartola é comum e bobo. Naquela época não, aqueles compositores estavam esquecidos. A Nara teve ousadia, bom gosto de repertório, critério e ética, que caíram em desuso hoje", diz o produtor.

Faour ampliou a proposta original e agregou ao projeto o relançamento de 12 álbuns, que compreendem um período de cinco anos na carreira de Nara: vão do primeiro LP dela, "Nara" (1964), até o disco "Coisas do Mundo" (1969).

"Bossa, samba de morro, músicas de protesto: a Nara sempre esteve na vanguarda. Fez uma revolução de comportamento", diz o cineasta Cacá Diegues, que dirigiu "Quando o Carnaval Chegar" e foi casado com a cantora por dez anos, de 1967 a 1977.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página