Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mônica Bergamo

PEQUENA MULTIDÃO

A apenas dois meses da visita do papa Francisco ao Brasil, a Jornada Mundial da Juventude não chegou a 300 mil inscritos até agora --o número gira em torno de 240 mil. A primeira estimativa, divulgada extraoficialmente, dizia que o evento poderia atrair até 4 milhões de peregrinos. O número depois baixou para 2 milhões. E atualmente já se admite, entre os organizadores do encontro, que ele poderá reunir 1,2 milhão de pessoas no Rio. Muitos viriam na última hora, sem fazer inscrição.

DUAS CHANCES
Além da crise econômica mundial, que levaria fiéis estrangeiros a desistirem da viagem (o Brasil é considerado um país caro), um outro motivo passou a ser apontado para explicar o baixo número de inscrições de brasileiros: a visita que o papa fará a Aparecida no dia 24 de julho, em SP. Os fiéis paulistas e do sul do país se dividiriam entre ver o papa no santuário e viajar até o Rio.

CINCO CHANCES
E a possibilidade de o arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, ser nomeado cardeal antes da visita do papa também gera expectativa. O próximo consistório, reunião de cardeais que dão assistência ao santo padre em suas decisões, pode ocorrer no dia 29 de junho --o evento ainda não está na agenda do pontífice. Nele seriam indicados cinco nomes que o papa depois teria que confirmar.

LINHA DIRETA
O embaixador da Venezuela no Brasil, Maximilien Arveláiz, se encontrou nesta semana com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB-PE). É no Estado que está sendo construída a refinaria Abreu e Lima, parceria da Petrobras com o governo venezuelano.

LAMPIÃO MODERNO
Cauã Reymond será o protagonista de "Amores Roubados", minissérie escrita por George Moura e com direção de José Luiz Villamarim, a mesma dupla de "O Canto da Sereia". A atração será exibida em janeiro.

-

O texto é inspirado em um folhetim pernambucano dos anos 20. A história se passa no sertão do Estado, e Reymond viverá um sommelier. Fará par romântico com a atriz Isis Valverde.

BAÚ
Neusa Ferreira de Souza, dona do sítio em Ibiúna onde ocorreu o congresso da UNE (União Nacional dos Estudantes) de 1968, escreve uma autobiografia. Ela, o marido e as duas filhas pequenas foram detidos, junto com os mais de 700 estudantes que participavam do encontro, e passaram dois meses presos. Neusa, hoje com 64 anos, vai contar parte das memórias no Congresso da União Estadual dos Estudantes, de 14 a 16 de junho, na cidade do interior de SP.

BARRADO NO BAILE
O filme "Flores Raras", de Bruno Barreto, que retrata o romance entre a poeta Elizabeth Bishop e a arquiteta Lota de Macedo Soares, será exibido na segunda, no Rio, na festa de 80 anos da mãe do diretor, a produtora Lucy Barreto. Lideranças do movimento gay foram convidadas. "Se o [deputado Marco] Feliciano aparecer na porta, será barrado", brinca o produtor Luiz Carlos Barreto, marido de Lucy.

EM CAMPO
E Barretão trabalha na supervisão de um documentário sobre os cem anos da seleção brasileira de futebol. Nos próximos dias, a equipe grava depoimento da crítica de teatro Barbara Heliodora sobre o pai, Marcos Mendonça, primeiro goleiro do time nacional. Daniel Tendler e Marcelo Santiago dirigem a produção, com estreia prevista para o primeiro semestre do ano que vem.

DO DIVÃ
O fotógrafo David Dawson, que foi assistente e amigo de Lucian Freud, virá a SP para a mostra sobre o artista que o Masp inaugura em junho. A exposição terá 44 gravuras e seis pinturas a óleo de Lucian e 28 fotografias de Dawson, que dará palestra em 27 de junho, véspera da abertura. A curadoria é de Richard Riley e Delphine Allier.

-

DEPENDE DE NÓS

A Montblanc e o Unicef realizaram jantar beneficente, anteontem. O jogador do Corinthians Alexandre Pato, a atriz Giselle Itié, a apresentadora Fernanda Motta, o cantor Paulo Ricardo e os empresários Otto Baumgart e Paloma Vianna foram recebidos na Casa Fasano por Alain dos Santos, novo diretor-geral da relojoaria no Brasil.

LEVE COMO UMA PLUMA

A bailarina Ana Botafogo apresentou o espetáculo "Cisnes", do diretor Anselmo Zolla, anteontem. A também bailarina Vera Lafer, o diretor teatral José Possi Neto e a atriz Flávia Monteiro estiveram na plateia do teatro Geo.

-

CURTO-CIRCUITO

A exposição "Evita Paixão e Ação" será aberta para convidados hoje, às 12h, na Fiesp, na avenida Paulista. Promoção do governo da Argentina.

O empresário Bruno Dias comemora seu aniversário hoje, em festa na casa da promoter Alicinha Cavalcanti, nos Jardins.

A festa Oscaricato, hoje, às 23h, no Kitsch Club, comemora o primeiro ano da Noite da Tupperware, que ocorre no Espaço Parlapatões. 18 anos.

-


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página