Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Documentário mostra trajetória multifacetada de Darcy Ribeiro

Filme da jornalista Maria Maia será exibido hoje pela TV Senado

DE SÃO PAULO

Darcy Ribeiro criou a Universidade de Brasília. Como antropólogo, estudou índios nos confins do país. Como educador, planejou a escola de período integral. Como político, foi chefe da casa civil de João Goulart. Como escritor, escreveu clássicos como "O Povo Brasileiro".

Sua trajetória multifacetada está em documentário da jornalista Maria Maia. Imagens de arquivo e entrevistas mostram um personagem irrequieto, ousado e indignado com as mazelas do país.

Destaque na fita são trechos de filmagens que Darcy (1922-1997) fez com indígenas nos anos 1940. Rompendo paradigmas, decidiu mostrar os índios no seu cotidiano.

O tom às vezes oficial não tira o mérito do documentário, que recupera algumas das frases de Darcy: "Fracassei em tudo o que tentei na vida. Tentei alfabetizar as crianças brasileiras, não consegui. Tentei salvar os índios, não consegui. Tentei fazer uma universidade séria e fracassei. Tentei fazer o Brasil desenvolver-se autonomamente e fracassei. Mas os fracassos são minhas vitórias. Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página