Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Búlgara Dena vai a Bauru e Mogi Mirim, via Berlim

TRAJANO PONTES COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

"Acabei de descobrir que vou tocar no interior! O que será que vai acontecer? Estou superansiosa só de ir ao Brasil. Não tem problema algum [que os shows não sejam em São Paulo ou Rio]."

A simpática cantora búlgara Dena, 29, vem da hipster Berlim para fazer Bauru e Mogi Mirim requebrarem ao som do seu rap de batidas simples, praticamente pop.

Há quase um ano, no verão do hemisfério Norte de 2012, o videoclipe da canção "Cash, Diamond Rings, Swimming Pools" (grana, anéis de diamante, piscinas) entrou em alta rotação em blogs europeus e chamou a atenção da mídia indie.

No vídeo, a rapper anda malandra por um mercado de pulgas em Berlim.

De moletom cor-de-rosa alguns números maior que o necessário, cordão de prata grosso como uma corrente de bicicleta e boné virado, ela interage com os populares enquanto desdenha do dinheiro --"uma coisa que não tenho na quebrada"--, dos anéis --"não preciso deles"-- e sonha com o calor, para relaxar com os amigos na piscina.

Não podia ser mais simples. O tom natural e de improviso soa divertido e irônico.

"Eu sei que é muito clichê falar do clima e tal, mas a Bulgária é superquente. É um pouco irônico."

As filmagens ao ar livre repetem-se no vídeo de "Thin Rope". "Os dois foram filmados em Berlim por um amigo búlgaro que é fotógrafo. Ele tem muita facilidade em socializar", ela diz sobre o tom documental.

Dena vive desde 2005 na cidade. Foi atrás de educação --audiovisual e mídia-- e de uma situação política melhor. "As coisas no meu país não estavam boas. Ainda não estão."

A vida em Berlim rendeu convite para cantar nos discos do The Whitest Boy Alive, projeto paralelo de Erlend Oye, do Kings of Convenience.

"Conheço os caras desde que me mudei para cá. Participar desde o primeiro disco foi algo muito natural."

Apesar do agito da capital alemã, ela diz ser influenciada pelas batidas musicais dos Balcãs. De lá, sente falta do calor, tema que canta em "Cash...": "Se você está escutando essa música em um país quente, por favor, resgate-me [...]. Levo meus amigos, somos só uns 20. Se você tiver uma piscina, podemos sair juntos".

Fãs do interior paulista podem arriscar o convite. Dena toca em Mogi Mirim e Bauru.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página