Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Coleção traz show de Tom Jobim e Gal Costa de 1986

"Rio Revisited" é o terceiro álbum que o músico gravou com a Banda Nova

Cantora baiana empresta sua voz a canções do carioca, como "Dindi", "Wave" e "Chega de Saudade"

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O disco "Rio Revisited" está no volume dez da Coleção Folha Tributo a Tom Jobim, que chega às bancas no próximo domingo, dia 9.

Gravado ao vivo no Wiltern Theatre, em Los Angeles, Estados Unidos, em dezembro de 1986, o disco saiu naquele país em 1987. Só seria lançado no Brasil em 1992.

A baiana Gal Costa fez participação especial no show. Ela --que ganha um breve perfil no livro da coleção escrito pelo jornalista Lauro Lisboa Garcia, especializado em música popular-- empresta sua voz às canções "Dindi", "Wave" e "Corcovado".

Além da cantora, Tom foi acompanhado pela Banda Nova, grupo formado em 1984 e do qual faziam parte, entre outros, Danilo Caymmi (flautas e voz), Paulo Braga (bateria), Paulo Jobim (guitarra e voz), Tião Neto (baixo) e Jacques Morelenbaum (violoncelo), além de um coro de vozes femininas.

O repertório do show concentrou-se em clássicos conhecidos do público americano, especialmente rearranjados por Paulo Jobim e Jacques Morelenbaum para a ocasião.

As canções eram apresentadas ora em versões bilíngues, como é o caso de "Desafinado", "Dindi" e "Samba do Soho", ora inteiramente em inglês --"Wave", "Two Kites" e "Waters of March".

Esta última aliás, versão do megasucesso "Águas de Março", foi traduzida ao inglês pelo próprio compositor, que cuidou de manter o tom enérgico da canção e de adaptar a letra a palavras conhecidas dos moradores do hemisfério Norte.

O disco traz também "One Note Samba" --executada com a letra em português, de "Samba de uma Nota Só"-- e "Corcovado", dois temas que projetaram Jobim ao sucesso nos EUA na década de 1960. Há, ainda, espaço para "Chega de Saudade", na voz de Gal.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página