Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Obra reúne críticas de teatro entre 1964 e 1971

Em dois volumes, livro apresenta textos do poeta João Apolinário

Volumes também fazem um levantamento de números de espetáculos que ficaram em cartaz na cidade de São Paulo

DE SÃO PAULO

Entre os anos de 1964 e 1971, a produção teatral paulista não foi marcada somente pela contestação política.

Houve também rasgos de experimentalismo que reverberaram, por exemplo, em "O Rei da Vela", de José Celso, ou na importação de sucessos da Broadway, entre eles o musical "Hair", dirigido por Ademar Guerra em 1969.

Um rico panorama desta época está traçado na publicação de "A Crítica de João Apolinário - Memória do Teatro Paulista de 1964 a 1971", em dois volumes (Imagens Conteúdo e Formas, R$ 52 e R$ 59,90). No total, os dois livros reúnem 329 imagens e 332 textos escritos pelo jornalista e poeta português.

"Em arte, o compromisso, o engajamento das ideias e das emoções criadoras, têm um processo: não o culto de uma personalidade ou de um sistema, mas a solução do homem no que nele há de cósmico e universal, isto é, eterno", dizia o autor.

É esta ideia que dá norte a avaliações sem muitas papas na língua. Em uma crítica ao espetáculo "O Pelicano", texto de Strindberg com direção de Antônio Abujamra, Apolinário deixa o título: "Receita para fazer teatro: bom autor, mau elenco e um ex-bom diretor. Serve-se morto".

Entre os textos, há também valiosos balanços sobre o cenário das artes cênicas, apontando números. O autor afirma, por exemplo, que em 1971, 41 espetáculo estrearam na cidade de São Paulo. A obra é organizada por Maria Luiza Teixeira Vasconcelos


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página