Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Musical "Rock in Rio" estreia em São Paulo

Espetáculo resgata repertório do festival de rock criado no Rio de Janeiro nos anos 1980

GUSTAVO FIORATTI DE SÃO PAULO

"Pro Dia Nascer Feliz", de Cazuza, "Freedom", de George Michael e "Fear of the Dark", do Iron Maiden são músicas que, além de terem sobrevivido à época das mixtapes, estão no repertório de "Rock in Rio - o Musical", que estreia no Teatro Alfa.

O formato da montagem foi pensado, sobretudo, para atrair o público jovem. Mas, segundo o diretor João Fonseca, foi comum ver adolescentes arrastando a tira colo seu pais durante toda a temporada que o espetáculo cumpriu no Rio de Janeiro, na Cidade das Artes, desde o início do ano até abril.

Quem esteve nas duas primeiras edições do festival tem hoje entre 30 e 50 anos, lembra o diretor, se referindo aos shows que aconteceram respectivamente em 1985 e 1991.

Depois destas, outras edições foram realizadas também no Rio em 2001 e 2011. Houve ainda versões em Lisboa e em Madri.

Orçado em R$ 12 milhões, o musical foi visto por 60 mil pessoas na capital carioca. Sua história tem como protagonista Aleph (Hugo Bonemer), garoto tímido ao extremo, que só consegue se expressar por meio de canções.

Ele forma par romântico com Sofia (Yasmin Gomlevsky), filha de um empresário que organiza "o maior evento de música do mundo".

Para criar o personagem do pai, o dramaturgo Rodrigo Nogueira, estreante em musicais, ouviu relatos de Roberto Medina, criador do festival, dono também da ideia de conceber o espetáculo.

Ele também tem uma filha, Roberta Medina, que hoje tem o cargo de vice-presidente do Rock in Rio.

Segundo o diretor do espetáculo, o palco do Alfa é menor do que o do teatro da Cidade das Artes, no Rio, o que resultou em uma aproximação com a plateia. "Particularmente, acho que o espetáculo está mais bonito aqui."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página