Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Amigos músicos fazem show em tributo a Jobim, que também toca

"Antonio Carlos Jobim and Friends" chega às bancas no dia 30/6

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Em 26 e 27 de setembro de 1993, amigos reuniram-se no Rio e em São Paulo para o "Tributo a Tom Jobim", no Free Jazz Festival. O homenageado apareceu para receber os louros e, como não, tocar.

O show de São Paulo --o último feito no Brasil por Tom, que morreria em 8 de dezembro de 1994-- foi lançado em CD em 1996. O disco volta às bancas no próximo domingo, dia 30, dentro da Coleção Folha Tributo a Tom Jobim.

Como lembra o livro, escrito por Carlos Calado, a direção musical foi de Herbie Hancock. A banda contava com o saxofonista Joe Henderson, o cantor Jon Hendricks, o pianista Gonzalo Rubalcaba, a cantora e pianista Shirley Horn, o baixista Ron Carter, o percussionista Alex Acuña e o baterista Harvey Mason.

O flanco brasileiro tinha Gal Costa, o violonista e produtor Oscar Castro-Neves --que ajudou Hancock a compor o elenco-- e Paulo Jobim.

O disco registra parte do show. É aberto com Hancock sozinho ao piano. Logo, Shirley Horn aparece para brincar com "The Boy from Ipanema" e "Once I Loved" ("Amor em Paz"). Jon Hendricks toca "No More Blues" ("Chega de Saudade"). Gal Costa vai de "A Felicidade" e "Se Todos Fossem Iguais a Você", preparando a área para Tom, que sobe ao palco para "Luiza", "Wave", "Caminhos Cruzados" e, por óbvio, "Garota de Ipanema", com todos no palco.

O tributo não foi isolado. Homenagens já vinham desde o fim dos anos 1980, como a inclusão do nome de Tom no "Hall of Fame", da Academia Nacional de Música Popular Americana, em 1990.

Pelo lado popular, a Mangueira celebrou Tom no enredo de 1992, "Se Todos Fossem Iguais a Você". Ele foi ao sambódromo carioca, de chapéu e terno branco. "Essa homenagem foi a melhor coisa do mundo. Foi como se tivesse conquistado o Prêmio Nobel da Paz", comparou Tom.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página