Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Sócrates abre série sobre o lado ativista de jogadores de futebol

'Rebeldes do Futebol', com cinco episódios, estreia na Cultura

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Em 1981, jogadores do Corinthians criaram um jeito diferente de decidir os rumos do time. Amparados pelo diretor Adilson Monteiro Alves, implementaram uma corajosa autogestão, no momento em que o país vivia uma ditadura militar. O líder desse movimento, batizado "Democracia Corintiana" era Sócrates (1954-2011). E é sobre ele o primeiro episódio da série "Rebeldes do Futebol", que estreia amanhã, na TV Cultura.

O programa, dirigido pelos franceses Gilles Rof e Gilles Perez e conduzido pelo ex-jogador Eric Cantona (Manchester United) mostra como e em que circunstâncias jogadores como Sócrates passaram a ser também ativistas e ídolos por suas iniciativas fora do campo.

Cada episódio de "Rebeldes do Futebol" será dedicado a um jogador. O próximo será Didier Drogba, que conseguiu cessar-fogo na guerra civil na Costa do Marfim. O terceiro programa vai falar sobre Carlos Caszely, do Colo Colo, opositor do ditador Pinochet, no Chile; Rached Mekhloufi, que aderiu à luta pela independência da Argélia, e o bósnio Pedrag Pasic, que fundou uma escola de futebol na Sarajevo cercada pela guerra.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página