Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Comentário - Música erudita

Série de concertos das nove sinfonias emociona plateia em quatro noites

THAÍS NICOLETI DE CAMARGO ESPECIAL PARA A FOLHA

Amantes da música de concerto tiveram encontro marcado nessas quatro noites "beethovenianas". Eram pessoas de todas as idades reunidas para ouvir um conjunto de obras compostas no início do século 19, mas atemporais na exata medida de sua universalidade.

É mesmo impossível não continuar se emocionando com a dramaticidade da "Quinta Sinfonia", com seu célebre "staccato" inicial, aquela inconfundível sequência já interpretada como as batidas do destino à nossa porta. Essa mesma sinfonia, aliás, será tocada pela Osesp nesta semana.

É tentador buscar o significado da música para além do que é intrínseco à sua própria organização, mas nada nos garante êxito na tarefa de traduzir emoções em palavras. Que cada um sinta à sua maneira, já que a música fala principalmente à alma.

Dirá Drummond, na linguagem da poesia, em versos dirigidos ao mestre: "Patética, heroica, pastoral ou trágica/ tua voz é sempre um grito modulado,/ um caminho lunar conduzindo à alegria".

Esse grito modulado, síntese de inspiração com técnica, fez de Beethoven a referência para a música que se produziu depois dele.

Fatos de sua vida, como a surdez que não o impediu de compor ou a célebre dedicatória da "Eroica" a Napoleão Bonaparte depois apagada da partitura, reforçariam a sua (merecida) aura de gênio.

Perguntará Drummond ainda: "(...) que vens fazer, do longe de dois séculos, escuro Luís, Luís luminoso,/ em nosso tempo(...)?". Resta dizer que, ignorando supostas fronteiras temporais, vem trazer emoção a quem tiver ouvidos e coração bem abertos.

E foi essa emoção que aflorou coletivamente nas quatro noites cujo ápice se deu na última, com a "nona", peça em que coro e solistas entoam versos da "Ode à Alegria", de Schiller. A obra é um portento de grandiosidade e eloquência, que a enxuta orquestra alemã fez soar com vigor no encerramento da série, na Sala São Paulo.

Nesse espírito de alegria e elevação, músicos e maestro foram ovacionados pela multidão que mergulhou "" parafraseando Drummond "" num mar de música, para nele se afogar acima das estrelas.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página