Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Fotógrafo traduz sensações de um mundo sem ruído

DE SÃO PAULO

O fotógrafo paulista Lucas Lenci trocou aquele chavão segundo o qual uma imagem "vale mais que mil palavras" pelo silêncio do mundo.

No ensaio "Desaudio", ele percorreu diferentes paisagens tentando captar visualmente a sensação da experiência silenciosa de fotografar.

"Na hora do clique, você está sozinho, numa espécie de transe. Muitas vezes, as fotos são feitas em horas quietas do dia, como o amanhecer. Quis captar isso, fazer uma ode ao silêncio."

O silêncio de Lenci é feito de linhas retas, horizontes indefinidos, pessoas sozinhas ou ausentes. "Mesmo quando há alguém na foto, ela nunca é o protagonista. O espaço desocupado é a imagem da ausência de ruídos". A ideia do artista é deixar as pessoas que veem as imagens serem absorvidas por um mundo sem palavras.

O ensaio fotográfico de Lenci está sendo transformado em livro. O projeto gráfico, de Mateus Valadares, foi feito para reforçar a experiência silenciosa. A capa da publicação, por exemplo, será um envelope forrado com isopor em flocos, como o material utilizado para isolamento acústico.

Todas as informações escritas sobre o trabalho estão no envelope. "Na hora em que a pessoa tirar o livro da embalagem, começa a experiência da não informação verbal, do não ruído."

O lançamento do livro está previsto para novembro, mas as imagens do silêncio de Lenci poderão ser vistas a partir da próxima quinta-feira, na SP Arte.

Os trabalhos estarão expostos em painéis, de 1,5 m x 2 m e 1,23 m x 0,92 m.

"Quero causar a sensação de que o som ao redor foi suspenso. É isso o que sinto na hora de clicar".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página