Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Ismael Ivo dirige jovens de vários países

O espetáculo 'No Sacre' é resultado do programa de dança Biblioteca do Corpo, criado pelo brasileiro em Viena

Espetáculo que chega hoje a São Paulo faz tributo ao balé 'A Sagração da Primavera', criado por Nijinski

KATIA CALSAVARA COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Hoje e amanhã, no Sesc Pinheiros, o bailarino, coreógrafo e diretor brasileiro Ismael Ivo, radicado em Viena, apresenta seu mais novo trabalho, "No Sacre", fruto do projeto educacional Biblioteca do Corpo, que existe há quatro anos.

Nele, jovens bailarinos de todo o mundo se reúnem anualmente, em Viena, para participar de aulas, workshops, debates, espetáculos e performances.

As atividades do programa são integradas ao Festival Internacional de Dança Impulstanz, um dos maiores do mundo. Ivo é um dos criadores.

Dez bailarinos brasileiros ganharam bolsas de estudo completas para participar do Biblioteca do Corpo durante seis semanas. Um dos resultados dessa imersão foi a estreia de "No Sacre", em Viena, no Odeon Theatre, durante o Impulstanz. "É um período de contaminação artística, já não reconheço os corpos que chegaram lá", conta Ivo.

A coreografia, criada e dirigida por ele, gira em torno de um ritual e homenageia "A Sagração da Primavera", com música de Stravinsky e balé de Nijinski. Além dos brasileiros, estão em cena artistas de China, Polônia, EUA, Itália e Argentina, entre outros países.

"O grande barato de uma experiência como essa é o diálogo com distintas formas de se fazer dança", fala o bailarino Tiago Weber. A colega dele, Anádria Rassyne, diz que voltará para o Brasil "renovada e com outras perspectivas de dança."

Como extensão do programa em São Paulo, estudantes, pesquisadores e profissionais das artes poderão participar do evento "Performativo, Formativo: Processos da Cena", de 19 a 21 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso.

No dia 19, às 15h, Ismael Ivo participa de uma entrevista aberta ao público.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página