Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Lenine abre festa do Brasil em Frankfurt

Criolo e Barbatuques também participam da programação paralela da Feira do Livro de 2013, que homenageia o país

Brasileiros são convidados de honra do maior evento do mercado editorial, que começa em outubro

DANIELLE NAVES DE OLIVEIRA COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE FRANKFURT

Ao cantar sua música "A Ponte", na noite do último sábado, Lenine sintetizou o espírito de intercâmbio da Festa do Cais dos Museus, evento que antecede a Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha).

O Brasil é o convidado de honra da edição deste ano da feira, de 9 a 13 de outubro. A programação cultural, que começou neste fim de semana, inclui shows de música, leitura de livros infantis, capoeira e gastronomia.

A participação do público, principalmente da comunidade brasileira, foi intensa. "Nem mesmo a chuva na noite de sábado impediu o pessoal de curtir", afirmou o estudante Pedro Mussio, 21, bolsista do programa Ciência sem Fronteiras.

Além de Lenine, estiveram no evento o cantor Criolo e o grupo de percussão corporal Barbatuques. Os artistas foram convidados pela Funarte, que contou com um orçamento de R$ 335 mil para a programação, segundo a assessoria da fundação.

No palco, apresentaram-se também músicos brasileiros radicados na Alemanha, como Ivan Santos, Bê Ignacio, Monica Besser e Juliana da Silva. Eles foram financiados pela organização alemã da feira e com curadoria do Centro Cultural Brasileiro em Frankfurt (CCBF).

Segundo Susanne Lipkau, responsável pela programação musical do CCBF, há muito tempo a cidade esperava por uma nova onda brasileira: "Os alemães têm simpatia por tudo que diz respeito ao Brasil e essa é uma ótima chance para mostrarmos a eles mais da nossa cultura."

O palco brasileiro foi o mais importante da festa em Frankfurt. De acordo com a secretaria de Turismo da cidade, a edição deste ano atraiu cerca de 3 milhões de visitantes.

Numa extensão de oito quilômetros às margens do rio Meno, que corta Frankfurt, foram montados 20 palcos para os shows e uma centena de estandes gastronômicos. O acesso ilimitado a 22 museus da cidade por um preço único de quatro euros (cerca de R$ 12) também faz parte da festa, chamada pela população local de MUF (sigla para "Museumsuferfest").

Na abertura da programação, o prefeito de Frankfurt, Peter Feldmann, disse que a MUF é a ocasião de a cidade festejar seu rio e entrar no clima do país convidado.

Iniciativa da prefeitura de Frankfurt em parceria com o Ministério da Cultura do Brasil, o show de abertura do evento foi encerrado com a tradicional queima de fogos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página