Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Coleção Folha traz Eliseu Visconti, precursor do modernismo no país

Artista aplicou estética inovadora ao Theatro Municipal do Rio

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

No domingo (dia 8), a Coleção Folha Grandes Pintores Brasileiros apresenta o italiano Eliseu Visconti (1866-1944), um dos precursores da arte moderna no Brasil.

O pioneirismo veio depois de uma ruptura: Visconti estudou na Academia Imperial de Belas Artes, no Rio, antes de integrar o Ateliê Livre, que reunia professores e alunos contrário às técnicas tradicionais de pintura.

Estudando em Paris, tomou contato com o simbolismo, os estudos de luz e cor do impressionismo, as técnicas de aplicação de cor do pontilhismo e a teoria de unificação das artes do art nouveau.

Com isso, foi um dos primeiros artistas no país a criar obras que se aproximavam desses movimentos, bem antes da Semana de Arte Moderna de 1922.

Visconti valeu-se dessas influências em uma de suas obras mais conhecidas: a decoração do Theatro Municipal do Rio, iniciada em 1905. Desse conjunto, "A Influência das Artes sobre a Civilização", na boca do palco, e três painéis do "foyer" são analisados pela coleção.

Maria Izabel Branco Ribeiro, diretora do Museu de Arte Brasileira da Faap, em São Paulo, é a autora do volume. Ela analisa 28 obras, como "Recompensa de São Sebastião" --medalha de ouro na Exposição Universal de Saint Louis-- e "Gioventù".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página