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Brasil é destaque na cena fashion inglesa

Semana de Moda de Londres exibe desfiles de quatro brasileiros radicados na Inglaterra; número é recorde

Designers gaúchas Barbara Casasola e Paula Gerbase debutam na edição verão 2014, que termina na terça

PEDRO DINIZ COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Quando a edição de verão 2014 da Semana de Moda de Londres acabar, depois de amanhã, o estilista Lucas Nascimento, 32, terá sido o quarto e último brasileiro radicado na cidade a se apresentar nesta temporada, que começou na sexta-feira (13).

O número é recorde. Antes, além dele, apenas a ex-estilista da Issa, Daniella Helayel, e o designer Inácio Ribeiro, da grife Clements Ribeiro, representavam o Brasil no evento.

A gaúcha Paula Gerbase, da marca 1205, estreou ontem no calendário oficial mostrando sua elogiada alfaiataria unissex. Hoje, é a também gaúcha Barbara Casasola, 29, quem debuta no evento, com desfile na galeria White Cube, onde irá apresentar roupas femininas inspiradas no modernismo brasileiro.

Ela chega com status de celebridade. Além de ter sido indicada para a vaga no evento por Natelie Massenet, criadora do site Net-A-Porter, Casasola irá compor os looks com sapatos do espanhol Manolo Blahnik. O designer assinou um modelo exclusivo para ela.

"Ter minha marca sediada em Londres possibilitou essa parceria", diz a estilista, que já passou pela divisão de estilo das marcas francesas Lanvin e See by Chloé. Entre suas clientes famosas está a atriz Gwyneth Paltrow.

As joias brasileiras também se destacam no calendário inglês. A mostra paralela Rock Vault, dedicada a acessórios, recebe pela segunda vez o trabalho do designer Fernando Jorge, 33.

O paulista representa o país com uma instalação de peças produzidas com gemas 100% nacionais, das mais nobres, como rubis e diamantes, às consideradas "de baixa qualidade", como rodolitas e calcitas.

"A abertura para os brasileiros consolida a percepção dos ingleses de que investir em jovens criadores agrega valor ao mercado de moda local", diz Jorge, que recebeu R$ 9.000 do Conselho de Moda Britânico para produzir sua instalação.

Paula Gerbase e Lucas Nascimento também se apresentam com financiamento do conselho. Ambos foram selecionados para o projeto Newgen, no qual um júri de especialistas indica grifes promissoras, que recebem prêmio em dinheiro da marca de fast fashion Topshop. Os valores não são divulgados.

"O Fashion Rio oferecia estrutura. No entanto, de que adianta desfilar se não conseguia vender? Mais do que apresentar conceito, um desfile é feito para compradores, e havia poucos no evento carioca", diz Nascimento.

Um dos mais técnicos do calendário inglês, Nascimento investe num tricô bem acabado. Misturando-o ao couro e à seda, ele apresenta vestidos minimalistas que jogam com texturas e proporções inusitadas.

Ele e os outros brasileiros que desfilam nesta temporada são apostas de multimarcas importantes no cenário internacional, como a londrina Dover Street Market, e de lojas e-commerce como Moda Operandi e Harvey Nichols. Nenhuma das grifes tem mais de cinco anos.

NAMORO

O namoro da Semana de Moda de Londres com o Brasil não se restringe à passarela. O Conselho de Moda Britânico e o e-commerce brasileiro Farfetch devem trazer parte do line-up inglês para São Paulo.

No dia 12 novembro, os designers Roksanda Ilincic, Michael van der Ham e Todd Lynn, entre outros, mostram suas coleções em exposição, que deve ocorrer na galeria Logo."Eles querem mostrar sua cara, e nós, a nossa", diz Cristiana Arcangeli, uma das possíveis patrocinadoras do projeto e cofundadora do Phytoervas Fashion, evento que serviu de protótipo para a semana de moda de São Paulo.

Além de financiar o desfile de Casasola em Londres, sua empresa Beauty'In será a primeira brasileira a apoiar a Semana de Moda de Londres. Ao todo, Arcangeli investiu R$ 3,6 milhões para associar-se ao conselho britânico por três anos.


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