Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Obra de Tolstói é próximo volume de Coleção Folha

'Anna Karênina' vai às bancas no dia 22/9

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

As aparências importam e a imagem é tudo. Ao menos na Rússia czarista do século 19, cenário de "Anna Karênina", clássico de Liev Tolstói lançado em 1877.

O livro foi levado diversas vezes ao cinema, com Greta Garbo e Sophie Marceau no papel-título. A última delas, com a atriz Keira Knightley, é do ano passado. O filme fez algum barulho no Oscar, mais pelos méritos estéticos.

Mas a pompa e as roupas dessa recente versão não ofuscam o filme britânico de 1948, dirigido por Julien Duvivier, que vai às bancas no próximo domingo (22), dentro da Coleção Folha Grandes Livros no Cinema.

Vivien Leigh (para sempre Scarlett O'Hara, de "E o Vento Levou") faz a aristocrata casada com um político figurão, Karênin (Ralph Richardson). Em uma viagem, Anna bate papo com uma senhora, que pinta de dourado os ovos de seu filho, o conde Vrónski (Kieron Moore).

O amor estala quando os dois se veem, com todos os problemas que isso trazia a uma mulher casada na Rússia da época.

A relutância de Anna Karênina em se submeter às hipócritas convenções sociais abala o curso normal de sua vida de mulher casada.

No decorrer do filme, Anna Karênina toma o trem várias vezes entre Moscou e São Petersburgo. A viagem sempre vai bem; quem descarrila é a heroína.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página