Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Nazareno cria livro de versos e desenhos

Artista paulistano usa poemas e diálogos encontrados ao acaso como base para ilustrações realistas e abstratas

Volume condensa traço delicado e preciso da obra do artista em uma única edição, que será lançada hoje em SP

SILAS MARTÍ DE SÃO PAULO

"E por mais que se tente alguns não concordarão em fingir de morto. Não se engane." Esses versos, em uma caligrafia quase escolar, estão juntos da imagem de um cachorro de mentira, as patas pregadas ao corpo com tachinhas.

Em um livro que lança hoje, o artista paulistano Nazareno, conhecido por esculturas e desenhos diminutos, articula uma série de estranhamentos como esse, o que chama de "acidentes literários" entre poemas que encontra ao acaso e seus desenhos.

São paisagens visuais arquitetadas linha a linha, na ponta do lápis, com lobos, uniformes militares e labirintos de caminhos cruzados --tudo surgido do que parece ser um exercício solitário.

Nas páginas de "Num Lugar Não Longe de Você", o artista condensa a delicadeza precisa de sua obra. Sua narrativa solta desliza entre as visões com a mesma placidez que marca seu temperamento --Nazareno é um sujeito discreto, de voz baixa, que parece calcular o peso de cada palavra antes de falar.

"Meu trabalho são possibilidades e alguns acertos", diz. "É o jeito de estabelecer uma relação de tolerância. Crio metáforas para alguns acertos e outros erros absolutos."

Entre erros e acertos, o artista reforça algumas imagens, entre elas um coração em toda sua crueza anatômica. No decorrer das páginas, como se sujeitos à pulsação do órgão, alguns desenhos aparecem em versões agigantadas e diminutas, beirando a abstração em alguns casos.

Mas Nazareno frisa que tudo, por estranho que pareça, está ancorado na observação do real. Tão real quanto os pelos da orelha de um coelho --que aparece no livro.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página