Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Cores de Javier Mariscal são exibidas em SP

Desenhista espanhol é criador do mascote dos Jogos Olímpicos de Barcelona e já teve animação indicada ao Oscar

Exposição, em cartaz até domingo no Instituto Tomie Ohtake, tem design, quadrinhos e ilustrações

JULIANA GRAGNANI DE SÃO PAULO

Quase tudo está ao alcance do espanhol Javier Mariscal, 63, criador de histórias em quadrinhos, ilustrações gráficas e industriais, mobiliários, design têxtil, esculturas, pinturas, animações e design de interiores.

Essa variedade de trabalhos --sempre coloridos-- ainda pode ser vista em São Paulo, na exposição "Todas as Cores de Mariscal", que fica até domingo no Instituto Tomie Ohtake.

Luminárias, pinturas, desenhos, brinquedos, mobiliários e projetos gráficos estão entre as 60 obras que compõem a exibição.

A profusão de cores fortes e de formas arredondadas, quase infantis, é em parte explicada pela relação de Mariscal com suas criações.

À Folha, o espanhol disse que se transforma em "palhaço" quando projeta novos trabalhos. "Brinco com o design. Brincar é um sistema de pensamento muito sofisticado, é uma linguagem universal. É simbólico e poético", diz.

Mariscal é criador do boneco Cobi, que foi mascote dos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992. O designer usou traços cubistas, inspirados em Pablo Picasso, para desenhar o cão da raça pastor catalão. A imagem ficou mundialmente conhecida.

No ano passado, o filme "Chico & Rita", codirigido por ele, foi indicado ao Oscar na categoria de melhor filme de animação.

Mas o trabalho do espanhol é mais palpável: pode ser visto em prateleiras de lojas ou, mais comumente, expostas em locais de compras de móveis para casa --a exposição em São Paulo tem patrocínio da rede Tok&Stok.

A ligação de Mariscal com o mercado comercial é extensa. Seu traçado já foi vendido para a multinacional de roupas H&M, para a marca de vodca Absolut, para as bonecas Hello Kitty e até para um partido sueco, para o qual criou um novo símbolo.

"Não me considero um artista. Sou um desenhista. O design não é arte, é um processo industrial, com peças feitas em larga escala para vender e para serem usadas", afirma.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página