Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Programa especial abre festa de 60 anos da Osesp em SP

Orquestra levará repertório em turnê pela Europa na semana que vem

Concertos contarão com Nelson Freire no piano; temporada de 2014 dará destaque à música brasileira

SIDNEY MOLINA CRÍTICO DA FOLHA

temporada 2014 mostra como a música clássica pode ser vista a partir do Brasil

A turnê de 15 concertos que a Osesp fará na Europa a partir da semana que vem dá início à celebração dos 60 anos da orquestra, comemorados em 2014.

Lançada ontem, a temporada do ano que vem terá como tema "Osesp 60". O mote da programação é a própria história da orquestra.

Os concertos de amanhã (2/10) e de quinta-feira (3/10) na Sala São Paulo, na capital paulista, servem de aquecimento para a viagem. Regidos pela titular Marin Alsop, contarão com a participação do pianista Nelson Freire.

O concerto do dia 3, que está com ingressos esgotados, terá transmissão digital pela TV UOL (o site é concertodigital.osesp.art.br).

O repertório de quarta-feira ("Terra Brasilis" de Clarice Assad, "Concerto nº 4" para piano de Beethoven, e "Sinfonia nº 5" de Prokofiev) será apresentado na sala da Filarmônica de Berlim no dia 21 de outubro, enquanto o programa de quinta-feira (a mesma "Terra Brasilis", além de "Concerto nº 2" para piano de Chopin e "Sinfonia nº 1" de Mahler) estará em Paris, Viena e Salzburgo.

Um programa com a participação do grupo vocal Swingle Singers, está previsto para Londres no próximo dia 25.

O período de Copa do Mundo trará três programas especiais da Osesp no Brasil: um Festival Villa-Lobos regido por Isaac Karabtchevsky e dois concertos que contarão com o brasileiro Paulo Szot.

Chama atenção também o ciclo com a integral dos quatro concertos para piano de Rachmaninoff e encomendas de novas obras aos brasileiros Alexandre Lunsqui, Ronaldo Miranda, Egberto Gismonti, Sérgio Assad e Celso Loureiro Chaves.

Outra encomenda prevê um concerto para sax de John Adams, importantes compositor da atualidade.

O pianista francês Jean Efflam-Bavouzet, que grava com a orquestra um disco com a obra de Stravinsky, será o artista em residência.

A temporada mescla os diferentes estilos do contemporâneo com o repertório canônico. Além disso, põe a música brasileira em perspectiva e mostra como a tradição da música clássica pode ser vista a partir do país.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página