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Casa de Criadores lança sete estilistas
Evento que começa hoje quer jovens que veem a moda com 'romantismo'
Programação oferece espaço a quem busca experimentalismo para dar ânimo aos desgastados desfiles
Na contramão de um mercado focado no consumo imediatista e no qual o espaço para experimentalismos é quase nulo, a Casa de Criadores completa 17 anos como símbolo de resistência no calendário brasileiro da moda.
Voltada para estilistas que ainda se permitem "loucurinhas conceituais", a casa que lançou designers como Ronaldo Fraga, André Lima e João Pimenta inicia hoje sua 34ª edição, no Memorial da América Latina, em São Paulo, investindo em sete nomes desconhecidos. A maioria, recém-saída da faculdade.
"É um momento de reciclar a programação e olhar para os criadores que ainda enxergam a moda com algum romantismo e estejam dispostos a injetar ânimo num formato desgastado como o do desfile", diz André Hidalgo, idealizador do evento.
Entre os destaques da programação, que segue até quarta (16), está a estreia do brasiliense Tarcísio Brandão.
A "loucurinha" do estilista foi passar semanas viajando entre a reserva do Xingu, onde pesquisou referências da geometria usada na pintura corporal da tribo Asurini, e o interior do Ceará, estudando a renda labirinto.
A renda e o capim dourado, matéria-prima típica do Brasil, são elementos-chave de sua coleção de 15 looks.
Outra promessa, o paulista Kauê Bueno olha para o futuro da confecção de roupas para criar uma coleção com base em volumes tridimensionais, em que as formas saltam do corpo, e na mistura peças dos guarda-roupas feminino e masculino, como o paletó e o vestido.
O "frescor" que, segundo Hidalgo, esses estilistas representam para o evento, acompanha um novo concurso para jovens designers, que movimentou as instituições de ensino de moda do país.
Junto à Texbrasil, programa do governo federal que promove a internacionalização da moda brasileira, ele lança o BToBe (sigla para "Brazilians to Be", algo como "brasileiros por vir"), projeto que premiará com consultoria de negócios e ações no exterior estudantes e jovens empreendedores.
No próximo ano deverá sair do papel um projeto, em parceria com a estilista Karla Girotto, que formará cooperativas, no Estado de São Paulo,de costureiras com o selo da Casa.