Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Página oficial do artista ganha hoje uma nova versão

ESPECIAL PARA A FOLHA

A família de Vinicius de Moraes está lançando hoje a nova versão do site viniciusde moraes.com.br. Há mudanças estruturais e visuais, conduzidas pelo historiador Frederico Coelho, coordenador de conteúdo, e pelo escritório 6D, mas permanece o principal: todas as letras e todos os poemas estão transcritos.

"O importante é que a obra chegue a todos os cantos. Numa cidade de 5.000 habitantes, é possível que haja uma escola com internet na qual a professora terá acesso ao que Vinicius escreveu", destaca Maria de Moraes, filha caçula do poeta.

Após a morte de Luciana, em 2011, Maria, filha de Cristina Gurjão, ficou à frente da VM, empresa que cuida dos direitos dos herdeiros. Georgiana (filha de Lila Bôscoli, assim como Luciana) também é atuante, e Susana e Pedro (filhos de Tati de Moraes) são consultados para as decisões.

"Ele (Vinicius) deixou explícito: Vocês cuidam da obra'. Foi bom, porque aprendemos a nos respeitar e nos tornamos mais próximos", diz Maria, que é jornalista, reconhecendo que o tema das autorizações é delicado.

"Sou pela liberdade, claro. Mas a verdade é que há livros que não acrescentam nada à obra de Vinicius. E eles podem ficar para sempre em bibliotecas e serem consultados."

Frederico Coelho conta que o site tornará mais fácil localizar letras e poemas. Em vez de grandes listas de títulos, agora é possível pesquisar por livros e discos, e há mais informações. Manuscritos, fotos e uma detalhada cronologia são outros atrativos.

Ele admite que, como há coisas demais relacionadas a Vinicius, algumas escolhas podem ser contestadas.

"Sempre tomo como norte de um conteúdo como esse o que o artista fez em vida. Se for dar conta do que veio depois, aí é outro site, outra perspectiva da obra, para além do autor", explica Coelho, sobre o que priorizou na organização dos discos e livros.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página