Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Crítica Drama

Plano único faz todo o sentido e reaviva cinema de israelense

Ao fim de certo tempo, não é o filme que reflete sobre as histórias: são elas que ecoam umas nas outras

INÁCIO ARAUJO CRÍTICO DA FOLHA

À primeira vista, parece uma dessas experiências um tanto supérfluas de fazer um filme inteiro num só plano. "Ana Arábia" é, porém, de outra natureza. Por um lado, reaviva o cinema de Amos Gitai, que andava um tanto pálido, sem inventividade. Por outro, está longe de tentar impor uma forma gratuita ao narrar a história de uma jornalista que vai à casa de uma sobrevivente de Auschwitz que trocou a religião judaica pela muçulmana.

É a família dessa mulher, Siam, que a jornalista vai conhecer. Cada um deles terá histórias para contar. Yussef, o viúvo, dirá em algum momento: "Já não sei de onde é minha família". Eles estão um pouco por toda parte: Israel, Palestina, Jordânia... É Yussef, também, quem reporta a questão ouvida muitas vezes por Siam: "Como você pode viver com um árabe?".

As questões postas ao longo do filme são muitas, porém o fundamental é a continuidade obtida pelo plano único. À medida que a câmera se move pela propriedade, as histórias narrada ganham novos sentidos.

Gitai pode deter-se na forma como se constrói o discurso da discriminação, daí passar à história de Sara, que teve a casa demolida, ou de Jihad, filho de Yussef, que enlouqueceu e quis voltar a Niblus.

O efeito mais evidente do plano único é que ele afasta qualquer discurso fácil sobre convivência (tipo "Lemon Tree", simpático e ineficaz). O plano único diz e desdiz, compõe e decompõe, produz um tempo circular, daí resultando que, ao fim de certo tempo, já não é o filme que reflete sobre as histórias narradas: são elas que ecoam umas nas outras. O que parece ser destino pessoal ressurge coletivo, e tudo flerta com a completa falta de sentido.

Gitai continua a acreditar que a única solução para o Oriente Médio é a convivência entre israelenses e palestinos, é certo. Mas talvez nunca tenha, tão incisivamente, descrito a a existência de algo a que não seria inexato dar o nome de Hospício Israel.

ANA ARÁBIA
DIREÇÃO Amos Gitai
PRODUÇÃO França, Israel, 2013
ONDE Reserva Cultural 1, hoje (19), às 18h20
CLASSIFICAÇÃO livre
AVALIAÇÃO ótimo


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página