Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Cine Odisseia

PERI PANE

Cais e deriva

É imperdível ver na tela grande a cópia restaurada de 'Laranja Mecânica'

Com uma longa barba de marinheiro, Leon Cakoff (1948-2011) apareceu em um sonho. O criador da Mostra pedia ajuda para acertar os refletores de um gigante set de filmagem. Era o cenário de um cais futurista, seu lugar preferido para avistar sereias.

"O cinema constrói muito a nossa bagagem do inconsciente", dizia Cakoff. Pois bem, agora era ele que assaltava meu sono como se falasse: "A mostra já começou e você ainda não viu nenhum filme. Içar velas!"

Era o que faltava para iniciar, ainda que atrasado, mais uma jornada pela Mostra de Cinema. Desta vez, o diário foi batizado de Cine Odisseia, inspirado na obra de Stanley Kubrick, um dos destaques desta edição.

O primeiro dia foi todo dedicado ao cineasta. Tive meia hora para buscar o ingresso do "Programa Kubrick", no CineSesc, e garantir a entrada da próxima sessão, "O Grande Golpe", no Espaço Itaú Frei Caneca.

Cheguei bufando no CineSesc, a tempo de ver "A Morte Passou por Perto", de 1955, e mais três curtas de começo de carreira do diretor. Só no terceiro filme me dei conta de que estava de óculos escuros...

Depois da sessão, desci até o MIS para tentar entrar na exposição do Kubrick. No caminho, vi um rapaz de chapéu coco. Era peça da sua última festa à fantasia, na qual foi de Alex DeLarge.

"Vi Laranja Mecânica' pela primeira vez com 16 anos na TV, numa madrugada", disse o publicitário e ilustrador Dico Barbosa, 26. Aos fãs do filme, fica a dica: é imperdível ver na tela grande a cópia restaurada do clássico que está na programação da mostra.

A fila para entrar no MIS estava "horrorshow". A previsão era ficar parado no sol por uma hora e 20 minutos. Desisti e fui ao Espaço Itaú Frei Caneca ver "O Grande Golpe", filmaço de assalto dos anos 1950. E na sequência, na mesma sala, emendei com "A.I "" Inteligência Artificial", um projeto de Kubrick que acabou nas mãos de Steven Spielberg --e, confesso, ainda não tinha visto.

RELATÓRIO DE BORDO

Dias na Mostra: um. Filmes: três. Destinos: EUA (incluindo Manhattan inundada).


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página